Notícias Tesla quer que o Model Y seja o carro mais vendido do mundo já em 2023

Mercado

Tesla quer que o Model Y seja o carro mais vendido do mundo já em 2023

Um sucesso de vendas, o Model Y está a motivar grandes ambições no seio da Tesla. A meta passa é de que seja o carro mais vendido no mundo.

Tesla Model Y, vista frente 3/4

O Tesla Model Y foi o SUV compacto premium mais vendido no primeiro semestre de 2022 na Europa, ultrapassando o Mercedes-Benz GLC.

Contudo, este resultado parece não chegar para o diretor executivo da marca norte-americana, Elon Musk.

Na reunião anual com os acionistas da Tesla, Elon Musk começou por afirmar que o Model Y será o veículo mais vendido do mundo do ponto de vista da receita já este ano.

A NÃO PERDER: Tesla Model S Plaid e Model X Plaid já podem ser encomendados. Todos os preços

Mas o objetivo final parece ser o de colocar o Model Y como o modelo mais vendido do mundo. Quando? Já em 2023.

Para o fazer o Model Y terá de ultrapassar modelos como o Toyota Corolla ou o Toyota RAV4, este último o modelo mais vendido no mundo em 2021.

No ano passado foram vendidos cerca de 1 132 000 do SUV japonês em todo o mundo.Como termo de comparação, em 2021 as vendas globais da Tesla fixaram-se nas 936 222 unidades, com o Model 3 a ser o seu best seller, com 508 000 unidades.

Crescimento contínuo

À medida que as fábricas em Berlim e no Texas «aceleram» a produção de modelos, Elon Musk mostra-se otimista. Segundo o próprio, a Tesla conta terminar 2022 com um total de 1,5 milhões de veículos produzidos, mais do 50% em relação a 2021.

No ano passado a Tesla produziu praticamente milhão de automóveis e a meta a longo prazo não podia ser mais ambiciosa: 20 milhões de automóveis produzidos ao ano, ou o mesmo que a produção anual combinada de duas Toyota.

Tesla Gigafactory Nova Iorque
Para conseguir alcançar as suas metas, a Tesla terá de construir muitas mais fábricas como esta.

Para o fazer Elon Musk estima que sejam necessárias 10 a 12 gigafábricas, cada uma com capacidade para produzir entre 1,5 e dois milhões de automóveis por ano.

Rumo à liderança entre os premium

Se a meta de «domínio global» parece ainda distante, a liderança da Tesla e do Model Y em particular entre as propostas premium no mercado Europeu parece cada vez mais próxima.

O novo líder europeu entre os SUV médios premium, o Tesla Model Y, vendeu 41 851 unidades no primeiro semestre (janeiro-junho 2022).

Atrás dele, no pódio, ficaram o Mercedes-Benz GLC (40 554 unidades) e o BMW X3 (31 138 unidades).

A chegada do Model Y ajudou todo o seu segmento a crescer este ano na Europa — mais de 250 mil unidades vendidas no primeiro semestre de 2022, um incremento de 18% em relação a 2021, apesar do mercado, no geral, estar em queda.

Sabe esta resposta?
Qual foi o modelo mais vendido no segmento D na Europa em 2021?