Aston Martin V12 Vantage Roadster. Só vão fazer 249 e já esgotaram

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Monterey Car Week 2022

Aston Martin V12 Vantage Roadster. Só vão fazer 249 e já esgotaram

Com 700 cv e 753 Nm, o Aston Martin V12 Vantage Roadster viu todas as suas 249 unidades serem vendidas ainda antes de ter sido revelado.

Revelado menos de uma semana depois do DBR22, o Aston Martin V12 Vantage Roadster é um pouco menos exclusivo que o modelo revelado em Pebble Beach, mas não menos interessante.

Afinal, o V12 Vantage Roadster é, nada mais nada menos, a versão descapotável do já revelado Aston Martin V12 Vantage que será, diz a marca, o último de sempre.

Desta forma, no lugar do 4.0 V8 biturbo by AMG passou a recorrer ao 5.2 V12 biturbo «da casa» que encontramos em modelos como o DB11 ou o DBS Superleggera.

A NÃO PERDER: Aston Martin. Novo logótipo para nova era eletrificada
Aston Martin V12 Vantage Roadster traseira
Segundo a Aston Martin o trabalho no capítulo da aerodinâmica permite gerar até 216 kg de downforce.

Em vez dos 510 cv e 685 Nm oferecidos pelo V8, o V12 Vantage Roadster apresenta-se com 700 cv e 753 Nm de binário que é enviado exclusivamente às rodas traseiras por intermédio de uma caixa automática de oito relações da ZF especialmente afinada para o roadster.

Ciente do aumento de binário com que as rodas posteriores passaram a ter de lidar (passou de 685 Nm para 753 Nm) a Aston Martin dotou ainda o V12 Vantage Roadster com um diferencial autoblocante.

Tudo isto permite-lhe acelerar das 0 às 60 milhas por hora (96 km/h) em 3,5s e alcançar uma velocidade máxima de 322 km/h.

Impossível passar despercebido

Mesmo com o seu V12 desligado é impossível confundir o Aston Martin V12 Vantage Roadster com os seus «irmãos» de gama. Para começar, é 40 mm mais largo que os restantes Vantage Roadster.

Ainda no capítulo visual, o V12 Vantage Roadster destaca-se pela grelha de maiores dimensões (cresceu 25%), pelo splitter dianteiro, tomada de ar no capô e ainda pela adoção de um difusor traseiro.

Aston Martin V12 Vantage Roadster interior
O interior é idêntico ao do coupé. A diferença é que agora podemos usufruir dele a «céu aberto».

Cura de emagrecimento

Como é usual nos descapotáveis, também o Aston Martin V12 Vantage Roadster é mais pesado que o seu «irmão» com tejadilho rígido.

Não que o coupé fosse particularmente leve ao ter 1795 kg, mas o Roadster é ainda mais pesado, anunciando 1855 kg. Já o Vantage Roadster com motor V8 fica-se pelos 1628 kg.

Para «poupar» alguns quilos a Aston Martin produziu o capô, para-choques dianteiro e guarda-lamas em fibra de carbono e a porta da bagageira e o para-choques traseiro em materiais compósitos.

Aston Martin V12 Vantage Roadster lateral

O sistema de escape desenvolvido com recurso a aço mais fino permitiu poupar 7,2 kg e o sistema de travagem em carbono mais 23 kg. Por fim, para quem quiser um V12 Vantage Roadster ainda mais leve, a marca britânica oferece ainda como opção bancos em carbono que permitem retirar mais 7,3 kg.

Face ao coupé, o V12 Vantage Roadster recebeu uma calibração específica da direção bem como amortecedores adaptativos com uma afinação diferente da que encontramos no coupé.

Esgotado

Limitado a 249 unidades, o Aston Martin V12 Vantage Roadster já esgotou, mas a marca britânica não revelou o seu preço.

Ainda assim, a Aston Martin avançou que a produção arranca neste terceiro trimestre e as primeiras unidades serão entregues ainda no quarto trimestre deste ano.

Sabe responder a esta?
Qual destes modelos contou com uma versão desenvolvida com a ajuda da Aston Martin?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Antes do Cygnet, a Aston Martin criou o luxuoso Frazer-Tickford Metro

Mais artigos em Notícias