Notícias Magneto 2.0. Evolução do Wrangler elétrico e mais 6 protótipos no Easter Jeep Safari 2022

Easter Jeep Safari 2022

Magneto 2.0. Evolução do Wrangler elétrico e mais 6 protótipos no Easter Jeep Safari 2022

Além do Wrangler Magneto 2.0, a Jeep vai levar mais seis protótipos ao Easter Jeep Safari 2022 que se realiza entre 9 e 17 de abril.

Jeep Wrangler Magneto 2.0

Tal como na edição de 2021, o grande destaque da edição de 2022 do Easter Jeep Safari em Moab, nos EUA, é a presença de uma versão 100% elétrica do Wrangler, mais precisamente, a evolução do protótipo revelado no ano passado, denominado de Jeep Wrangler Magneto 2.0.

Nesta versão “2.0”, o Wrangler Magneto começou por ganhar potência, passando a debitar 625 cv e 1152 Nm, bem mais do que os 289 cv e 370 Nm declarados pelo protótipo revelado o ano passado. Já a bateria continua a apresentar-se com 70 kWh de capacidade e tem tecnologia de 800 V.

Curiosamente, apesar de ser 100% elétrico, o Wrangler Magneto 2.0 conta com uma caixa manual de seis relações que envia o maciço binário às quatro rodas.

A NÃO PERDER: Stellantis vai lançar 75 novos elétricos até 2030 e este inédito Jeep «a pilhas» é um deles
Jeep Wrangler Magneto 2.0

Equipado com rodas de 40” (diâmetro total da jante e pneu) e diferenciais da Dynatrac, este Wrangler não esconde que é fora de estrada que está como «peixe na água». Ainda assim anuncia dos 0 aos 96 km/h (0-60 mph) apenas 2s!

Baseado na versão de três portas do jipe norte-americano, o Wrangler Magneto 2.0 viu, no entanto, a distância entre eixos crescer 30 cm — para melhor acomodar os componentes da sua cadeia cinemática — e a altura ao solo aumentar cerca de 7 cm.

Easter Jeep Safari

Apesar do Wrangler Magneto 2.0 captar a maioria das atenções, a verdade é que a Jeep preparou, fazendo jus à tradição, mais seis protótipos para mostrar no deserto de Moab, alguns deles também eletrificados.

Jeep ’41 Concept

Enquanto o Wrangler Magneto 2.0 aponta o futuro da Jeep, o Jeep ’41 Concept vai diretamente aos primórdios da marca norte-americana.

Baseado no Wrangler 4xe, este protótipo conta com uma pintura idêntica à usada pelos Willys originais de 1941, rodas de 35”, jantes em ferro, um guincho e é cerca de 5 cm mais alto que o modelo que lhe serve de base.

LEIAM TAMBÉM: Anti-Wrangler. Conduzimos o Ford Bronco, o verdadeiro todo o terreno da Ford

Jeep Rubicon 20th Anniversary Concept

Tal como o seu nome indica, o Jeep Rubicon 20th Anniversary Concept visa comemorar os 20 anos do lançamento do primeiro Wrangler Rubicon.

Equipado com o mesmo 6.4 V8 do Wrangler 492 e um escape ativo, este protótipo apresenta-se com uma pintura cinzenta e interior vermelho, jantes de 17” da Mopar «calçadas» com pneus de 37” e acrescenta 5 centímetros de altura ao solo, assim como apresenta as «obrigatórias» proteções dos órgãos mecânicos.

VEJAM TAMBÉM: A trotinete elétrica da Jeep vai onde as outras não vão

Jeep Grand Cherokee Trailhawk 4xe Concept

Nem só no Wrangler são baseados os protótipos que a Jeep vai levar ao Easter Jeep Safari 2022, e este Grand Cherokee Trailhawk 4xe Concept é a prova disso mesmo.

Face aos outros Grand Cherokee 4xe, este protótipo apresenta-se com um interior específico, jantes de 20” com pneus de 33” da BF Goodrich para todo o terreno, uma pintura mais resistente e barras de tejadilho específica.

Jeep Bob Concept

Tal como o Grand Cherokee, também a pick-up Gladiator serviu de base a alguns dos protótipos. No caso do curiosamente chamado Jeep Bob Concept, a pick-up americana viu a caixa de carga ser «cortada», com o seu nome a derivar de um termo usado precisamente para descrever esse procedimento nos EUA, “bobbing”.

A razão de cortar as caixas das pick-up é a de melhorar os seus ângulos todo o terreno, ajudado no caso deste Bob, pelo recurso a um para-choques específico, que garante um ângulo de ataque superior.

Com jantes de 20” e pneus de 40”, também os guarda-lamas foram cortados. Equipado com um 3.0 V6 Diesel, este protótipo conta ainda com um tejadilho em lona, luzes extra e várias alterações para o tornar imparável fora de estrada: eixos Dynatrac, suspensão específica quase 8 cm mais alta, novos amortecedores e novas molas de suspensão.

LEIAM TAMBÉM: Novos Jeep Renegade e Compass e-Hybrid também estreiam novo motor a gasolina

Jeep Performance Parts D-Coder Concept

Também baseado na Gladiator, o Jeep Performance Parts D-Coder Concept é uma «montra» do catálogo da “Jeep Performance Parts by Mopar”.

O mais curioso é que cada acessório (35 no total) está pintado na cor “Maraschino Red”, contando até com um código QR para que os interessados possam encontrá-las no catálogo.

Jeep Performance Parts Birdcage Concept

Também preparado pela “Jeep Performance Parts by Mopar”, este protótipo destaca-se por ter abdicado dos vidros, para-brisas e tejadilho.

Com um visual mais aventureiro e luzes auxiliares, este protótipo conta ainda com um guincho, pneus de 37”, amortecedores da Fox e mais 5 centímetros de altura ao solo.

LEIAM TAMBÉM: Novo Jeep Grand Cherokee para a Europa será apenas híbrido plug-in

Os outros

Além dos protótipos especialmente preparados para o Easter Jeep Safari 2022, a Jeep também vai levar àquele evento alguns protótipos já revelados na edição de 2021 do SEMA.

Assim, estarão por lá o Wrangler Overlook Concept, com sete lugares, o Wrangler 4xe SEMA Concept e ainda o Kaiser Jeep M725.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Lancia Thema 8.32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari