Off Road
Ângulos de ataque, de saída e ventral. O que são e para que servem?
Existem várias características que são avaliadas num veículo de todo-o-terreno, como é o caso do ângulo de ataque, ângulo de saída e ângulo ventral.

Quando falamos de um veículo vocacionado para o todo-o-terreno é frequente falar-se em diversos valores referentes a ângulos. Portanto, ângulo de ataque (ou entrada), ângulo de saída, e ângulo ventral, não são estratégias de guerra, nem tão pouco provêm de uma aula de matemática ou geometria descritiva.
Mas afinal o que são e para que servem?
É isso que vais ficar a saber nas próximas linhas deste artigo.
TESTE: Ao volante do novo Suzuki Jimny SZ5 (2019). Ainda é um puro e duro?
Peguemos no exemplo da nova Mercedes-Benz Classe X que não só acabou de chegar ao mercado, como acusa valores para todos estes ângulos que são uma das referências.
Ângulo de ataque
O ângulo de ataque ou entrada (Approach Angle), é o ângulo máximo possível para abordar um obstáculo sem danificar qualquer parte do veículo com qualquer tipo de pancada no pára-choques frontal. É portanto o ângulo medido entre o pára-choques e a roda dianteira. O exemplo mais óbvio é a abordagem a uma subida acentuada.
Quanto maior for o ângulo de ataque do veículo, mais pronunciada poderá ser a abordagem à subida.
No caso da Mercedes-Benz Classe X, o ângulo de ataque anunciado com a distância ao solo máxima (opcional) de 221 mm é de 30,1º.

Ângulo de saída
O ângulo de saída (Departure Angle) é o ângulo máximo possível para sair de um obstáculo sem danificar qualquer parte do veículo com qualquer tipo de pancada no pára-choques traseiro. É portanto o ângulo entre o pára-choques traseiro e a roda traseira. O exemplo mais óbvio é a saída de descidas íngremes.
Quanto maior for o ângulo de saída do veículo, mais pronunciada poderá ser a saída de um declive ou uma descida.
Uma vez mais usando o exemplo da Mercedes-Benz Classe X, o ângulo de saída é de 25,9º.

Ângulo ventral
O ângulo ventral (Break-over Angle) é o ângulo entre o espaço das rodas e o centro da zona inferior do veículo, ou seja, a amplitude do centro do veículo.
Quando menor for a distância entre eixos, maior é a facilidade em conseguir bons ângulos ventrais. Quando falamos de chassis mais longos, como é o caso das pick-up, torna-se mais complicado conseguir bons valores neste capítulo. Quanto maior for a distância entre eixos e o ângulo ventral, maior é a facilidade em sair de grandes vaus ou buracos.
A Mercedes-Benz Classe X, apesar de uma distância entre eixos de 3,150 mm, tem um ângulo ventral de 22º, uma vez mais considerando a maior distância ao solo (opcional) de 221 mm.

Inclinação lateral
A altura ajuda a evitar ficar preso em algum obstáculo. Portanto uma altura elevada é importante, contudo um todo-o-terreno muito alto torna-se mais instável. A probabilidade de capotar é assinalavelmente maior, pois o centro de gravidade é mais elevado.
Existe, assim, ainda o valor da inclinação lateral máxima, comum nos veículos de todo-o-terreno. O valor de inclinação máxima, é o ângulo máximo de inclinação, que o veículo consegue sem tombar.
Uma vez mais no caso da Mercedes-Benz Classe X, o valor de inclinação máxima é de 49,8º. Não tentes isto em casa, provavelmente com 49,9º podes tombar.

Profundidade a vau
Fica mais uma informação que pode ser útil se te quiseres aventurar ao volante de um todo-o-terreno. A profundidade a vau ou profundidade de submersão, é a altura máxima de água, anunciada pelo construtor, na transposição de obstáculos com água como rios, riachos, ribeiros, etc.
A Mercedes-Benz Classe X anuncia uma profundidade de submersão de 600 mm. Significa que podes ter água até 60 cm da carroçaria, contados desde a parte inferior do pneu.
Sabe responder a esta?
Qual o ângulo ventral do novo Mercedes-Benz Classe G?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Mercedes-Benz Classe G. O ícone regressa já em junhoEm cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Mercedes-Benz Classe G. O ícone regressa já em junhoMais artigos em Autopédia
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL