Notícias Aurelia, Delta e Ypsilon. Já sabemos quando chegam os três novos Lancia

Antevisão

Aurelia, Delta e Ypsilon. Já sabemos quando chegam os três novos Lancia

O futuro da Lancia faz-se com nomes famosos do seu passado — Aurelia, Delta e Ypsilon. O objetivo passa por cobrir 50% do mercado europeu.

Lancia-logotipo

Os próximos anos serão particularmente atarefados para a Lancia, com a marca transalpina a preparar-se para lançar um novo modelo a cada dois anos entre 2024 e 2028.

O primeiro a chegar, em 2024, será o novo Lancia Ypsilon. Com uma «obrigatória» versão 100% elétrica, este deverá basear-se numa evolução da plataforma CMP — a mesma que equipa os Peugeot 208 ou Opel Corsa — e será o último Lancia a vir equipado com motores de combustão interna.

Isto porque, a partir de 2026, todos os novos Lancia a serem lançados serão exclusivamente elétricos. E é nesse ano que a marca premium da Stellantis planeia lançar o seu primeiro crossover, o Aurelia, recuperando um nome histórico no seio da marca.

A NÃO PERDER: E se um novo Lancia Delta Integrale fosse «apenas» uma evolução do original?
Lancia planos futuro

Sobre este modelo — conhecido com o nome de código “projeto L74” — sabemos que será «irmão» do novo DS 7 Crossback; que vai ser produzido em Melfi, ao lado dos novos topos de gama elétricos da DS Automobiles e da Opel; e que assentará na nova plataforma STLA Medium.

Por fim, só em 2028 é que devemos conhecer o novo Lancia Delta, um modelo acerca do qual se sabe somente uma coisa: será 100% elétrico.  Aliás, a marca italiana já se comprometeu a vender apenas modelos elétricos a partir de 2028.

Isto significa que o pequeno Ypsilon só terá versões com motores de combustão em catálogo até essa data. A partir de 2028 só se manterá em catálogo o Ypsilon com motor elétrico.

O que esperar destes três modelos?

Para já a Lancia não revelou muito sobre os três modelos com que se vai relançar, não só em Itália, como em vários mercados europeus aos quais planeia regressar já a partir de 2024 — Áustria, Bélgica, França, Alemanha e Espanha serão os primeiros a assistir ao regresso da marca italiana.

Ainda sobre este relançamento, a Lancia pretende abrir 100 novos concessionários em 60 cidades europeias, apontando a que 50% das suas vendas sejam feitas online.

Lancia Aurelia GT
O nome Aurelia é histórico na Lancia, Na imagem, o Lancia Aurelia GT, o primeiro a usar a sigla GT de Gran Turismo.

Quanto aos carros, sabemos que a tradicional grelha da Lancia em forma de cálice vai continuar presente, mas passará a ser iluminada, adotando uma solução já usada por marcas como a BMW ou a Skoda.

Já no interior destes três novos modelos a marca italiana promete recorrer a materiais reciclados (a ambição passa por ser a marca da Stellantis que mais os usa) e adotar um estilo inspirado não só nos modelos do seu passado, como em peças de mobiliário de designers italianos.

Sabe esta resposta?
De que carro derivava o Saab-Lancia 600?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não estão a ver mal. Este Delta é mesmo um Saab-Lancia 600