Notícias DS, Opel e Lancia. Topos de gama confirmados e são todos crossovers elétricos

Antevisão

DS, Opel e Lancia. Topos de gama confirmados e são todos crossovers elétricos

DS Automobiles e Opel vão ter novos topos de gama elétricos a partir de 2024 e a Lancia ganha um novo crossover, alinhado com o sucessor do DS 7 Crossback.

Opel, DS e Lancia

Os novos topos de gama elétricos da DS Automobiles e Opel começam a chegar, respetivamente, em 2024 e 2025 e o sucessor do DS 7 Crossback terá um «irmão» por parte da Lancia.

As quatro novidades foram como que confirmadas ao saber-se dos planos da Stellantis para a subaproveitada fábrica de Melfi, Itália.

Atualmente são produzidos em Melfi os Fiat 500X, Jeep Renegade e Compass, e a fábrica tem uma capacidade de produzir até 400 mil veículos por ano.

TÊM DE VER: Opel será 100% elétrica a partir de 2028 e está um Manta a caminho
DS E-Tense Performance
O E-Tense Performance, recentemente revelado, mostra-nos como poderia ser um desportivo da DS. Mas a marca escolheu para topo de gama um mais «seguro» crossover.

Novos topos de gama elétricos

O primeiro modelo a sair para o mercado dos quatro que tomámos conhecimento será um novo topo de gama elétrico para a DS Automobiles, que chegará em 2024.

O projeto tem por agora apenas o nome de código interno D85, mas alguns rumores iniciais dizem que poderá vir a chamar-se DS 9 Crossback.

https://youtu.be/1KQGR8q05A0

E apesar da presença da designação Crossback não significa que será um SUV como o DS 7 Crossback. Tudo aponta para que seja uma berlina crossover de cinco lugares, mais próxima concetualmente do Citroën C5 X — que já tem preços para Portugal.

Em 2025, chegará o modelo «irmão» da Opel, que tomará o lugar do Insignia, assumindo também o papel de topo de gama na marca alemã.

Opel Insignia
Opel Insignia. A berlina alemã dará lugar a um crossover elétrico em 2025.

Por agora conhecido pelo nome de código OV85, seguirá uma abordagem idêntica ao modelo da DS, assumindo os contornos de uma berlina crossover.

Novo DS 7 Crossback será 100% elétrico

Os topos de gama da DS Automobiles e Opel não serão os únicos a ser produzidos em Melfi, juntando-se a eles o sucessor do DS 7 Crossback (projeto D74) e, surpresa, um «irmão» crossover da Lancia (projeto L74).

A nova geração do SUV gaulês será conhecida no final de 2025 e será apenas e só 100% elétrica — o DS 7 Crossback atual tem ainda motores a combustão e uma motorização híbrida plug-in.

Em 2026 será a vez de conheceremos o modelo da Lancia. Pouco ainda se sabe sobre este crossover de cinco portas, mas informações iniciais apontam para um comprimento à volta dos 4,60 m e, tal como a proposta da DS, será 100% elétrico.

Lancia Ypsilon
De momento a Lancia só comercializa o Ypsilon, mas será acompanhado, a médio prazo, por um novo crossover elétrico e também por um novo Delta.

STLA Medium

Comum a estes novos quatro modelos será a plataforma usada, a nova STLA Medium, que será estreada para o ano com o sucessor do Peugeot 3008.

A nova plataforma foi concebida já a pensar, sobretudo, nos veículos elétricos a bateria, mas continuará a permitir o uso de motores de combustão interna.

A Stellantis já tinha anunciado durante o EV Day 2021 que a STLA Medium poderia receber baterias com capacidades entre os 87 kWh e os 104 kWh, o que dará aos seus modelos uma autonomia de até 700 km.

Irá ser a base predileta para modelos dos segmentos C, D e E das marcas premium do grupo — DS Automobiles, Lancia e Alfa Romeo —, permitindo modelos com comprimentos entre os 4,35 m e os 5,0 m.

Fonte: Automotive News Europe