Notícias E se um novo Lancia Delta Integrale fosse «apenas» uma evolução do original?

Design

E se um novo Lancia Delta Integrale fosse «apenas» uma evolução do original?

Vem a caminho um novo Lancia Delta 100% elétrico em 2026, mas a verdade é que ainda continuamos a «sonhar» com o regresso do Integrale.

Houve três gerações de Lancia Delta, mas aquela que ainda permanece no imaginário de todos é a primeira, especialmente na lendária versão Integrale. E é fácil de perceber porquê.

O mais potente e rápido dos Delta estava ligado diretamente ao mundo dos ralis, onde conquistou tudo o que havia para conquistar e gerou um «culto» ao Delta Integrale que permanece até hoje.

Recentemente vimos a Lancia anunciar o lançamento de um novo Delta, com chegada prevista para 2026. Anúncio que foi confirmado por Luca Napolitano, o diretor executivo da marca: “toda a gente quer o regresso do Delta e este não pode estar ausente dos nossos planos. Ele regressará e será um verdadeiro Delta: um carro empolgante, um manifesto de progresso e tecnologia. E, obviamente, será elétrico”.

VEJAM TAMBÉM: Um Lancia Delta dos tempos modernos? Poderia ser assim

Apesar destas premissas serem ainda algo vagas, à exceção de que será uma proposta 100% elétrica, permanece a questão: será que conseguirá entusiasmar os fãs do modelo ou até conquistar novos?

Teremos de aguardar para ver, mas a publicação russa Kolesa.ru parece ter uma ideia muito clara sobre como deveria ser um novo Lancia Delta, como podemos observar nesta renderização.

Assinado pelo designer , ao invés de reinventar totalmente o Delta, como provavelmente terá de acontecer com a nova e elétrica geração, decidiu manter a essência da primeira geração, modernizando-a.

Todos os traços identificativos do «Deltona» original parecem estar presentes: a frente marcada por uma abertura horizontal que inclui as duplas óticas circulares e a grelha, os alargamentos vincados dos guarda-lamas e a silhueta com um pilar C bastante inclinado. Também permanecem as cinco portas do hatchback e as jantes de múltiplos raios.

Lancia Delta
© kolesa.ru

Continua a parecer um Delta Integrale, mas mais estilizado, de contornos mais arredondados, com uma aparência mais contemporânea, como se fosse o sucessor direto do modelo original. Podemos reparar ainda em detalhes, como as óticas dianteiras e traseiras em LED ou os manípulos das portas à face da carroçaria.

A lógica por detrás desta visão não parece afastar-se muito de exercícios de restomod, onde tentam conservar a aparência do modelo original que cativou tantos, mas com mecânicas revistas ou mais recentes, materiais mais sofisticados e tecnologias atuais.

E talvez não tenha escapado a vocês que esta visão de Nikita Chuyko para a publicação russa traga duas saídas de escape substanciais na traseira — não nos parece que o seu autor esteja «inclinado» para um Delta 100% elétrico.