Notícias Enyaq Coupé iV. Novo SUV elétrico da Skoda vai mais longe e traz um RS

Apresentação

Enyaq Coupé iV. Novo SUV elétrico da Skoda vai mais longe e traz um RS

Primeiro elétrico da marca checa a ter uma versão RS, o Skoda Enyaq Coupé iV também viu a autonomia «crescer» face ao Enyaq.

Skoda Enyaq Coupe iV RS

Uma das principais novidades da marca checa para 2022, o Skoda Enyaq Coupé iV foi agora revelado, trazendo consigo mais do que um visual com tónica no dinamismo.

Praticamente com as mesmas dimensões do Enyaq — é 4 mm mais comprido e, curiosamente, 6 mm mais alto, o Enyaq Coupé iV destaca-se pela sua linha de tejadilho arqueada.

Graças ao novo perfil, o coeficiente aerodinâmico (Cx) fixou-se nos 0,234 (0,26 no Enyaq que já conhecíamos), o melhor registo do segmento. A mesma linha de tejadilho acabou, no entanto, por prejudicar ligeiramente a capacidade da bagageira que desceu dos 585 litros para os 570 litros.

A NÃO PERDER: Skoda Karoq foi renovado. Saibam tudo o que mudou
Skoda Enyaq Coupé iV

Vai mais longe

Disponível com duas baterias, com 62 kWh e 82 kWh — 58 kWh e 77 kWh, respetivamente, de capacidade útil —, o Enyaq Coupé iV conta com quatro versões:

  • Enyaq Coupé iV 60 — 179 cv (132 kW), 310 Nm, bateria de 62 kWh, tração traseira;
  • Enyaq Coupé iV 80 — 204 cv (150 kW), 310 Nm, bateria de 82 kWh, tração traseira;
  • Enyaq Coupé iV 80x — 265 cv (195 kW), 425 Nm, bateria de 82 kWh, tração integral;
  • Enyaq Coupé iV RS — 299 cv (220 kW), 460 Nm, bateria de 82 kWh, tração integral.

Quanto à autonomia, as melhorias no campo da aerodinâmica «pagaram dividendos» neste capítulo, com a marca checa a anunciar, por agora, valores para algumas das versões.

Contudo, tendo em conta que o Enyaq Coupé iV 80 promete 545 km de autonomia com a bateria de 82 kWh, quando o Enyaq «normal» se fica pelos 500 km na mesma versão, podemos antecipar ganhos consideráveis nas restantes versões.

Skoda Enyaq Coupé iV
No interior o ecrã central de 13” e o ecrã de 5,3” continuam a merecer destaque, mas há novos detalhes de decoração que ajudam a distinguir o Enyaq Coupé iV.

No que ao carregamento diz respeito, a bateria de 82 kWh pode ser recarregada de 10% a 80% em apenas 29 minutos. Já numa wallbox de 11 kW (a ŠKODA iV Charger) um carregamento completo demora entre seis a oito horas. Por fim é ainda possível recarregar numa tomada de 2,3 kW.

LEIAM TAMBÉM: Skoda assume desenvolvimento global da MQB-A0 para o Grupo Volkswagen

O Enyaq Coupé RS iV

Primeiro modelo elétrico da marca checa a receber uma versão RS, o Skoda Enyaq Coupé RS iV apresenta-se com dois motores e a maior bateria disponível (a de 82 kWh), oferecendo 220 kW (299 cv) e 460 Nm.

Estes números permitem-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,5s, atingir os 180 km/h de velocidade máxima e ainda rebocar até 1400 kg.

Com um acerto de suspensão mais desportivo, o Skoda Enyaq Coupé RS iV vê a suspensão descer 15 mm à frente e 10 mm atrás. Além disso o SUV checo conta com jantes de 20” (21” em opção) e, claro está, um visual mais agressivo no qual se destacam os logótipos RS, a grelha iluminada e detalhes específicos no interior.

VEJAM TAMBÉM: Nissan em 2022: crossover elétrico Ariya e híbrido Qashqai e-Power em destaque

Para já a Skoda não revelou o valor da autonomia do mais desportivo dos Enyaq Coupé iV. Contudo, não deverá andar longe dos 490 km anunciados pelo «primo», o Volkswagen ID.5 GTX.

Skoda Enyaq Coupé iV

Outra incógnita prende-se com a data prevista para a chegada ao mercado nacional do novo Skoda Enyaq Coupé RS iV e o seu preço, sendo que ambos continuam por revelar pela marca checa.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado a Skoda Felicia Fun?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun