A fundo às 9000 rpm no Estoril. «Pilotámos» o Porsche 718 Cayman GT4 RS

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Vídeos

A fundo às 9000 rpm no Estoril. «Pilotámos» o Porsche 718 Cayman GT4 RS

Finalmente, colocámos as «mãozinhas» no Porsche 718 Cayman GT4 RS, uma máquina fantástica a todos os níveis. Um vídeo a não perder.

Em Circuito do Estoril, Portugal

“Perderam o medo de fazer sombra ao 911”, parece ser a melhor forma de definir esta máquina excecional, de seu nome 718 Cayman GT4 RS, que a Porsche criou.

É o expoente máximo do 718 Cayman e pela primeira vez na história do Cayman parece que a Porsche não conteve a sua equipa de engenheiros para entregar a derradeira «arma» para circuitos e estrada.

Os resultados práticos? Deixem que o Guilherme Costa vos elucide, a fundo… e a gritar — tanto ele como o seis cilindros boxer às 9000 rpm — no circuito do Estoril.

VEJAM TAMBÉM: Porsche 911 GT3 RS (992). Mais detalhes visíveis, mas a mega-asa rouba todas as atenções

O mesmo motor do 911 GT3

Pode ser «novinho» em folha, mas podemos dizer que o 718 Cayman GT4 RS já é um clássico. Nestes dias em que todas as novidades automóveis parecem vir com baterias, a nova coqueluche de Estugarda parece vinda do passado, ao vir com um motor naturalmente aspirado capaz de fazer 9000 rpm!

A Porsche não se ficou pelas meias medidas. Em posição central traseira não está o motor do GT4, mas sim o do «intocável» 911 GT3 — ambos podem ser seis cilindros boxer naturalmente aspirados com 4,0 l de capacidade, mas são motores totalmente distintos.

Em comparação com o «irmão» maior, perde apenas 10 cv, atingindo redondos 500 cv às 8400 rpm e com limitador a umas estratosféricas 9000 rpm. E o som? Bem… Se ainda não viram o vídeo e ouviram o ruído agressivo emanado pelos escapes em titânio (cortesia do pacote opcional Weissach), agora é altura de o ver.

Porsche 718 Cayman GT4 RS
A aposta da Porsche nos combustíveis sintéticos foi colocada à prova no Circuito do Estoril. Todos os 718 Cayman GT4 RS presentes no Estoril foram «alimentados» com gasolina sintética. © Razão Automóvel

A tração é apenas às duas rodas traseiras e a transmissão é exclusivamente a PDK (dupla embraiagem) de sete velocidades — quando o objetivo é performance pura, não há manual que consiga acompanhar.

Mais leve, mais downforce… mais eficácia

Apesar do aumento substancial do «poder de fogo» em relação ao «normal» GT4 — mais 80 cv —, o GT4 RS é mais leve em 35 kg (1415 kg DIN) e pode ainda ficar mais leve caso optemos pelo já mencionado pacote Weissach.

Este adiciona, entre outros, guarda-lamas em fibra de carbono, um escape em titânio e jantes em magnésio, cada uma a pesar menos 2,5 kg que as de alumínio.

A nova «arma» da Porsche surge também com um novo pacote aerodinâmico, mais extremista, destacando-se a nova asa traseira fixa «pescoço de cisne», como vimos no 911 GT3.

Porsche 718 Cayman GT4 RS © Razão Automóvel

Quando combinada com os menos 30 mm de distância ao solo em relação ao 718 Cayman, as saídas de ar sobre os guarda-lamas dianteiros, o fundo aerodinamicamente otimizado que está ligado a um novo difusor traseiro, o difusor dianteiro ajustável e o spoiler dianteiro com «lâminas» laterais, é capaz de gerar mais 25% de downforce (sustentação negativa) que o 718 Cayman GT4.

Descubra o seu próximo automóvel:

Mais rápido que o 911 GT3?

Naturalmente, a performance do 718 Cayman GT4 RS está noutro patamar: 3,4s nos 0 aos 100 km/h, 10,9s aos 200 km/h e 315 km/h de velocidade máxima.

Mais significativo são os 7min09,3s conseguidos no Nürburgring, uns gigantes 23,6s a menos que o GT4, mas pouco mais de 10s mais lento que o 911 GT3, que efetuou os 20,832 km em 6min59,927s.

Ainda não é desta que o «David» vence o «Golias», apesar de nunca ter estado tão próximo de o fazer.

A diferença de performance entre estas duas excecionais máquinas é justificada pelo eixo traseiro direcional do 911 GT3, a suspensão dianteira com triângulos sobrepostos, os pneus de maiores dimensões e a superior capacidade de tração que os 911 têm à saída das curvas, garantindo que a hierarquia entre os dois modelos não é colocada em causa.

Porsche 718 Cayman GT4 RS
Aqui «respira-se» competição.

Quanto custa?

O Porsche 718 Cayman GT4 RS já está disponível em Portugal e o seu preço arranca nuns substanciais 197 143 euros. Um preço elevado, mas esta é também uma máquina muito especial, muito provavelmente a última da sua espécie:

VEJAM TAMBÉM: Conversão de fábrica confirma sucessores elétricos para os Porsche 718 Cayman e 718 Boxster

Primeiras impressões

9 / 10
O novo Porsche 718 Cayman GT4 RS é provavelmente o carro da atualidade que está mais próximo de um verdadeiro carro de competição. Motor naturalmente aspirado soberbo que grita até 9000 rpm, chassis que acompanha a potência, travões à altura e uma experiência de condução quase inigualável. A melhor parte? É possível de utilizar fora das pistas. Quanto ao som… simplesmente épico.

  • Som do motor

  • Comportamento

  • Travões

  • Eficácia em pista

  • Não ter um na garagem

  • Sem defeitos. É quase perfeito!

Preço

197.143

Data de comercialização: Março 2022


Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto