Notícias Porsche: «Em 2030, 80% das nossas vendas serão carros elétricos»

Indústria

Porsche: «Em 2030, 80% das nossas vendas serão carros elétricos»

Na mesma conferência em que anunciou lucros recorde, a Porsche revelou os seus planos para o futuro, onde os elétricos ganham destaque.

Gama Porsche

Com a meta de alcançar a neutralidade carbónica até 2030, a Porsche revelou os seus ambiciosos planos para os próximos anos e, como seria de esperar, a eletrificação está em destaque.

Se em 2025 a marca de Estugarda espera que “metade do total de vendas de Porsche novos seja de veículos eletrificados — ou seja, totalmente elétricos ou híbridos plug-in“, em 2030 a meta é bem mais ambiciosa.

Afinal, a Porsche quer que 80% das suas vendas totais sejam de modelos elétricos. Como é óbvio, para o conseguir não basta o Taycan e por isso vêm aí muitas novidades elétricas.

A NÃO PERDER: Do intrigante 911 Safari ao radical 911 GT3 RS. As novidades da Porsche para 2022
Porsche Macan EV fotos espia 2022
Já apanhado em fotos-espia, o Macan EV chega já no próximo ano. © Razão Automóvel

Confirma-se o que já sabíamos

O primeiro novo modelo dessa «ofensiva elétrica» será o Macan EV. Baseado na nova plataforma PPE (que vai estrear), o primeiro SUV elétrico da Porsche tem chegada prevista para 2023.

A este seguem-se os sucessores do Porsche 718 Cayman e 718 Boxster que viram a sua eletrificação ser confirmada, estando a sua chegada prevista para meados da década.

Ainda pouco se sabe sobre o novo desportivo 100% elétrico, mas a Porsche já afirmou que este terá as baterias numa nova configuração que designou «e-core».

Ou seja, tal como vimos no protótipo Mission R, as baterias deverão ocupar o mesmo lugar onde se encontra o motor de combustão nos atuais 718, em posição central traseira. O que permite manter uma distribuição das massas similar, assim como uma posição de condução o mais baixa possível, como se quer num verdadeiro desportivo.

Fica por saber que plataforma terão os sucessores dos 718 Cayman e 718 Boxster, mas em 2026 o Grupo Volkswagen vai introduzir a plataforma SSP — uma espécie de «fusão» entre as plataformas MEB e PPE. Será esta a nova base?

Porsche 718 Cayman e Boxter
Num futuro não muito longínquo os 718 serão 100% elétricos.

Baterias e carregamento também são aposta

Como é óbvio, é impossível apostar na eletrificação sem investir na produção de baterias e no reforço da rede de carregamento. Por isso, a Porsche está ativamente a trabalhar nas «duas frentes».

A Porsche vai investir em estações de carregamento premium, tanto em conjunto com parceiros, como também na sua própria rede de carregamento.

Além disto, a marca alemã está também a apostar fortemente na área do software e da produção de módulos e sistemas de bateria, tendo sido recentemente fundado para esse efeito o «Cellforce Group».

Fruto de uma joint venture entre a Porsche e a Customcells, o «Cellforce Group» foca-se na produção de módulos e sistemas de bateria, estando a desenvolver células de bateria de alta performance, que deverão estar prontas para produção em série em 2024.

Apesar destes investimentos substanciais, a Porsche tem como meta assegurar um retorno operacional das vendas a longo prazo de pelo menos 15% a longo prazo.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o primeiro Porsche 911 GT3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater