Notícias 100% combustão e 100% elétrico. Haverá um Maserati GranTurismo para todos

Fotos-espia

100% combustão e 100% elétrico. Haverá um Maserati GranTurismo para todos

Os testes de inverno do novo Maserati GranTurismo deram-nos as imagens mais reveladoras até agora da nova geração do GT italiano.

Maserati GranTurismo fotos-espia
© Razão Automóvel

Já o devíamos ter conhecido em 2021, mas entre a crise pandémica e a crise dos semicondutores, a revelação do novo Maserati GranTurismo foi «empurrada» para este ano.

O mesmo aconteceu com o Grecale, o segundo SUV da marca do tridente, mais pequeno que o Levante. Devia ter sido revelado o ano passado, mas só o vamos conhecer este ano. Este será o modelo que deverá assumir, rapidamente, o estatuto de Maserati mais vendido.

Mas por agora, concentremo-nos nas novas fotos-espia do GranTurismo, as mais reveladoras até agora.

TÊM DE VER: Maserati vai ter um 2022 cheio: novos Grecale e GranTurismo em destaque
Maserati GranTurismo fotos-espia
© Razão Automóvel

A própria Maserati tinha publicado algumas fotos oficiais de um dos protótipos de teste, mas o modelo «apanhado» nestas novas imagens revela menos camuflagem, permitindo uma superior perceção das suas linhas e detalhes.

Na frente, vemos grupos óticos similares aos do MC20, que pouco têm de agressivo nos seus contornos. Abaixo da linha dos faróis vemos a típica grelha da Maserati, aqui mais «ovalizada» que o habitual.

Abaixo da grelha, vemos ainda uma abertura a toda a largura da frente, unindo duas aberturas nas laterais do para-choques que deixam ver os radiadores.

Maserati GranTurismo fotos-espia
© Razão Automóvel

Quando conseguimos ver e apreciar o perfil do coupé é que nos damos conta de que, tal como o antecessor, o novo Maserati GranTurismo promete ter dimensões bastante generosas.

VEJAM TAMBÉM: Maserati 300S com que Fangio ganhou o GP de Portugal de 1957 está à venda

Os contornos são fluídos e elegantes, onde destaco as linhas que definem o topo dos guarda-lamas, acentuadamente arqueadas, sobretudo à frente. Também permite constatar que terá um capô do tipo «concha», não faltando as típicas três «guelras» por detrás das rodas dianteiras.

Maserati GranTurismo fotos-espia
Longo e elegante, como é tradição nos melhores GT ou GranTurismo. © Razão Automóvel

Chegando à traseira, temos pela primeira vez uma visão clara das suas óticas, confirmando-se que assumirão contornos muito semelhantes aos vistos no MC20. Ao contrário das últimas tendências, a Maserati parece ter resistido à tentação de unir as óticas traseiras do GranTurismo com uma fina faixa LED.

A zona inferior da traseira tem uma aparência bastante simples, sem as complicações visuais desnecessárias de tantos outros modelos, dando o devido destaque às quatro saídas de escape. E por falar nelas…

Maserati GranTurismo fotos-espia
© Razão Automóvel

Que motorizações vai ter o novo Maserati GranTurismo?

A Maserati prometeu-nos ou versões eletrificadas (híbridas plug-in) ou 100% elétricas de todos os seus futuros modelos e o GranTurismo não será diferente, mas os motores de combustão não vão ser esquecidos.

Porém, ao contrário do seu antecessor, que trazia um V8 naturalmente aspirado com o mais glorioso dos sons, o novo GranTurismo recorrerá aos préstimos do V6 twin turbo estreado no MC20, o Nettuno.

Temos dúvidas que surja com os mesmos 630 cv do superdesportivo — talvez, quem sabe, numa versão de prestações mais elevadas a ser lançada mais tarde —, mas certamente não desiludirá em matéria de performance.

Inédita é a novidade de que o GranTurismo também comportará uma cadeia cinemática 100% elétrica, tornando-se assim, o primeiro elétrico da Maserati — que não vai ser tão silencioso como se espera de um elétrico. Por agora são as únicas motorizações que se conhece do novo GranTurismo.

E mais?

Por baixo da elegante carroçaria coupé, de quatro lugares (configuração 2+2) do futuro Maserati GranTurismo vamos encontrar uma versão evoluída/modificada da Giorgio, a mesma base que serve os Alfa Romeo Giulia e Stelvio. E também vai servir o novo Grecale.

Maserati GranTurismo fotos-espia
© Razão Automóvel

Ou seja, isto traduz-se numa arquitetura com o motor (de combustão) numa posição dianteira longitudinal (imediatamente atrás do eixo dianteiro) e tração traseira. Fica por saber se oferecerá versões de quatro rodas motrizes, como é possível nos modelos da Alfa Romeo.

Tendo em conta a qualidade das fundações e também o que alcançaram com o MC20, as expectativas são elevadas em relação às suas aptidões dinâmicas.

Por fim, além do coupé GranTurismo, veremos ainda um descapotável GranCabrio, tal como acontecia com o antecessor.