Notícias Maserati 300S com que Fangio ganhou o GP de Portugal de 1957 está à venda

Vendas

Maserati 300S com que Fangio ganhou o GP de Portugal de 1957 está à venda

Este Maserati 300S brilhou no Circuito de Monsanto com Juan Manuel Fangio ao volante e agora procura um novo dono. Quanto poderá valer?

Maserati 300 Fangio
© Fiskens

Ainda no início desta semana vos demos conta de um Mercedes-Benz 300 SL Roadster que pertenceu a Fangio e que se prepara para ir a leilão. Agora, um Maserati 300S com que o argentino correu em 1957 procura novo dono.

E este modelo da marca do tridente até tem ligações ao nosso país, já que foi com ele que Juan Manuel Fangio venceu o Grande Prémio de Portugal em 1957, então destinado a carros de Sport.

Recorde-se que só em 1958 Portugal viria a receber a primeira corrida de Fórmula 1, precisamente no ano em que a FIA criou um Campeonato do Mundo de Condutores em moldes muito próximos dos atuais.

A NÃO PERDER: Mercedes-Benz 300 SL de Fangio vai a leilão e promete render milhões
Juan Manuel Fangio
Com cinco campeonatos do mundo de Fórmula 1 ganhos, Fangio é considerado por muitos como um dos melhores pilotos de sempre. © Fiskens

Mas voltando à prova de 1957, foi com este Maserati 300S que “El Maestro” dominou a concorrência e os 5400 m do circuito de Monsanto, alcançando o lugar mais alto do pódio na corrida portuguesa, com 16s de vantagem sobre o segundo classificado, Masten Gregory.

O argentino Carlos Manditeguy acabou na terceira posição, já com duas voltas de atraso face ao seu compatriota, o que nasceu em Balcarce. Nesse mesmo ano, Fangio também viria a vencer o Grande Prémio do Brasil com este mesmo Maserati 300S.

Este 300S contava com componentes do antigo carro de Sport da marca do tridente e do 250F com que Fangio venceu o Campeonato do Mundo de F1 nesse mesmo ano.

Maserati 300 Fangio
© Fiskens

Era animado por um seis cilindros em linha, de 3,0 litros, que produzia 245 cv de potência. Só 26 exemplares foram produzidos e este que aqui vos trazemos — com o número de série 3058 e com o número de chassis 3069 — data de 1956.

LEIAM TAMBÉM: Da Boavista ao Algarve. Os 4 circuitos que receberam o GP de Portugal de Fórmula 1

Depois de passar pelas mãos de Fangio, este Maserati 300S competiu na América do Sul até 1972 e nos anos mais recentes participou em eventos de clássicos em Nürburgring e em Spa-Francorchamps, além de somar aparições na Ferrari/Maserati Historic Challenge e nas míticas Mille Miglia.

Os britânicos da Fiskens, que estão a vender este Maserati 300S, só revelam o seu preço sob consulta. Mas não é preciso que o façam para percebermos que quem quiser levar este pedaço de história para casa terá que desembolsar uma pequena fortuna, pois não?

Fonte: Fiskens

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o desportivo VLF Force 1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não parecem, mas estes desportivos são Dodge Viper “mascarados”