Notícias Nettuno. O novo motor da Maserati com tecnologia da Fórmula 1

Apresentação

Nettuno. O novo motor da Maserati com tecnologia da Fórmula 1

Chama-se Maserati Nettuno, é um V6 com 3.0 l de capacidade, conta com tecnologia da Fórmula 1 e o primeiro modelo a usá-lo será o MC20.

Maserati Nettuno

Depois de já ter mostrado diversos teaser do futuro Maserati MC20, a marca italiana decidiu revelar o Maserati Nettuno, o motor que vai animar o seu novo desportivo.

Totalmente desenvolvido pela Maserati, este novo motor adopta uma arquitetura de 6 cilindros em V a 90°.

Conta com 3.0 l de capacidade, dois turbocompressores e com lubrificação por cárter seco. O resultado final são 630 cv às 7500 rpm, 730 Nm a partir das 3000 rpm e uma potência específica de 210 cv/l.

VÊ TAMBÉM: Nunca houve uma carrinha Maserati… Será mesmo assim?
Maserati Nettuno

Tecnologia da Fórmula 1 para a estrada

Com uma taxa de compressão 11:1, um diâmetro de 82 mm e um curso de 88 mm, o Maserati Nettuno conta com tecnologia importada do mundo da Fórmula 1.

Que tecnologia é essa, perguntas tu? Trata-se do inovador sistema de pré-câmara de combustão com duas velas de ignição. Uma tecnologia desenvolvida para a Fórmula 1, e que, pela primeira vez, chega a motor destinado a um automóvel de estrada.

VÊ TAMBÉM: Shhh… Este é o som do primeiro Maserati elétrico

Assim sendo, e segundo a marca italiana, o novo Maserati Nettuno tem três principais atributos:

  • Pré-câmara de combustão: uma câmara de combustão foi posicionada entre o elétrodo central e a câmara de combustão tradicional, estando ligada através de uma séries de orifícios especialmente concebidos para o efeito;
  • Vela de ignição lateral: uma vela de ignição tradicional funciona como apoio, para garantir uma combustão constante quando o motor está a funcionar a um nível em que não é necessário o recurso à pré-câmara;
  • Duplo sistema de injeção (direta e indireta): acoplado à pressão de alimentação de combustível a 350 bar, o sistema visa reduzir o ruído a baixo regime, baixar as emissões e melhorar o consumo.

Agora que já conhecemos o “coração” do futuro Maserati MC20, só falta aguardar pela sua apresentação oficial a 9 e 10 de setembro para podermos conhecer as suas formas.

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o Lamborghini LM002?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lamborghini LM002. O «touro indomável» de Sant’Agata Bolognese