Mundial de Resistência
Oficial. Alpine vai correr em Le Mans com dois LMDh a partir de 2024
A Alpine vai recorrer a um chassis da Oreca e desenvolver a sua própria unidade motriz, com a ajuda da equipa de F1.

A Alpine acaba de confirmar que vai participar no Mundial de Resistência e nas 24 Horas de Le Mans na categoria LMDh, a partir de 2024.
Poucas semanas depois de ter terminado no pódio das 24 Horas de Le Mans (onde nós marcámos presença), a continuação do programa de provas de Resistência era ainda uma incógnita.
Mas agora essas dúvidas foram desfeitas, com a formação gaulesa a confirmar o comprometimento com as corridas de resistência, numa altura em que celebra quarenta e três anos desde a vitória histórica em Le Mans.
A NÃO PERDER: Fernando Alonso e Alpine fizeram história com um F1 em Le Mans
A partir de 2024, a Alpine entrará no LMDh, um dos dois regulamentos da categoria Hypercar. A equipa francesa irá colocar em pista dois automóveis, ambos com um chassis fornecido pela Oreca.
Quanto à unidade motriz que os vai “animar”, será desenvolvida pela própria Alpine, fruto da experiência adquirida na Fórmula 1.

Para além do motor também a carroçaria beneficiará do conhecimento da equipa de Fórmula 1 — com sede em Enstone, no Reino Unido — ao nível da aerodinâmica. A somar a isso, a combinação de motor, chassis e carroçaria beneficiará de toda a experiência técnica da Signatech.
Laurent Rossi, diretor executivo da AlpineO programa Alpine de Resistência destaca o empenho e ambição da marca no desporto automóvel. Ao estar presente tanto na Fórmula 1, como na Resistência, a Alpine será uma das raríssimas marcas a competir em ambos os pináculos dos desportos motorizados. Conseguiremos tirar o melhor da Fórmula 1 e da Resistência, graças a sinergias técnicas e tecnológicas que nos permitirão ganhar uma vantagem sobre os nossos prestigiados rivais."
Recorde-se que entre 1963 e 1978 a Alpine participou onze vezes nas míticas 24 Horas de Le Mans. A vitória à geral em 1978, com o Alpine A442B pilotado por Jean-Pierre Jaussaud e por Didier Pironi, foi o ponto mais alto deste “casamento”, mas a marca francesa soma ainda dez importantes vitórias na sua categoria.
LEIAM TAMBÉM: Oficial. “Hot hatch” elétrico da Alpine será um Renault 5 com 217 cvAgora, e até 2024, a Alpine e a Signatech vão continuar a trabalhar no programa de Resistência “com o intuito de se prepararem para a chegada à categoria LMDh, em 2024”.
Sabe responder a esta?
Em que ano é que a Renault conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Fomos celebrar com a Renault os 40 anos sobre a primeira vitória de um Turbo na F1Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Fomos celebrar com a Renault os 40 anos sobre a primeira vitória de um Turbo na F1Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL