Notícias Confirmado. Próximos Aston Martin DB11 e Vantage vão ser elétricos

Antevisão

Confirmado. Próximos Aston Martin DB11 e Vantage vão ser elétricos

O primeiro modelo 100% elétrico desta dupla da Aston Martin chega em 2025 e será seguido de um SUV também alimentado apenas a eletrões.

Aston Martin Vantage

Os sucessores do Aston Martin DB11 e do Vantage serão modelos 100% elétricos. A confirmação foi feita pelo próprio Tobias Moers, diretor executivo da marca britânica, em entrevista à Automotive News Europe.

“A sucessão do nosso segmento desportivo tradicional tem que ser totalmente elétrica, sem dúvida”, revelou Moers, que ainda adiantou que o primeiro “Aston” 100% elétrico chega já em 2025.

Esta transição para a eletricidade já na próxima geração destes dois desportivos vai obrigar, segundo Moers, a prolongar a “vida” destes dois modelos durante mais tempo do que estava inicialmente previsto. Recorde-se que o DB11 foi lançado em 2016 e o Vantage atual “entrou ao serviço” em 2018.

A NÃO PERDER: Oficial. A Aston Martin vai abandonar as caixas manuais
Aston Martin DB11
Aston Martin DB11 © Razão Automóvel

Moers revelou ainda que depois do primeiro elétrico, a lançar em 2025, e que será o sucessor do Vantage ou do DB11, a Aston Martin vai lançar um SUV elétrico no mesmo ano ou logo em 2026, algo que o próprio descreve como “crucial por causa da popularidade dos SUV”.

O “patrão” da Aston Martin vai mais longe e fala mesmo em modelos elétricos com “até 600 km de autonomia” e confirma o uso de componentes elétricos da Mercedes-Benz, fruto da parceria recente entre ambas as empresas.

Gama eletrificada até 2025

O objetivo da marca britânica passa por em 2025 todos os modelos de estrada serem eletrificados (híbridos ou 100% elétricos) e em 2030 metade da gama corresponder a modelos elétricos e 45% corresponder a modelos híbridos. Os restantes 5% correspondem aos automóveis de competição, que não entram — para já — nestas contas.

Aston Martin Valhalla
Aston Martin Valhalla

A marca acaba de apresentar o Valhalla, o seu primeiro híbrido plug-in, e vai começar a entregar, em breve, as primeiras unidades de estrada do Valkyrie, um hiperdesportivo híbrido que combina um motor V12 atmosférico da Cosworth com um motor elétrico.

LEIAM TAMBÉM: A jóia da coroa? Já conduzimos o DBX, o primeiro SUV da Aston Martin

A estes modelos vão seguir-se uma versão híbrida plug-in do DBX, o primeiro SUV da marca britânica, e um supercarro — também híbrido plug-in — antecipado pelo protótipo Vanquish Vision, que ficámos a conhecer no salão de Genebra de 2019.

Aston Martin DBX
Aston Martin DBX

Mas enquanto a eletrificação não “toma de assalto” toda a gama da Aston Martin, a marca britânica continua a atualizar os seus modelos atuais e a muni-los de armas para que estes continuem a dar luta no mercado atual.

A NÃO PERDER: Aston Martin Vantage F1 Edition: a versão que pode comprar do Safety Car da Fórmula 1

DB11 V8 agora é mais potente

Como tal, na atualização dos modelos para 2022, a “Aston” deu mais potência ao motor V8 do DB11, estreou novas opções de jantes para o DBS e para o DBX e confirmou que vai abandonar as designações “Superleggera” e “AMR”.

Aston Martin DB11 V8
Aston Martin DB11

Mas vamos por partes, primeiro o DB11 e o seu motor V8 biturbo de 4.0 litros, que passa a produzir 535 cv de potência, mais 25 cv do que anteriormente. Este aumento também permitiu elevar a velocidade máxima, que agora está fixada nos 309 km/h.

Já o DB11 Coupé com motor V12 manteve a potência, mas perdeu a denominação AMR. O DBS, por sua vez, passa a não fazer-se acompanhar da designação Superleggera, numa decisão que a Aston Martin justifica com o facto de ajudar a simplificar a gama.

Sabe esta resposta?
Em que ano começou a ser produzido o Aston Martin DB4 GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aston Martin ressuscita o histórico DB4 GT
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Aston Martin ressuscita o histórico DB4 GT