Notícias Audi Q6 e-tron deixa-se «apanhar» em novas fotos-espia

Fotos-espia

Audi Q6 e-tron deixa-se «apanhar» em novas fotos-espia

Um dos próximos modelos elétricos da Audi a ser conhecido será o Q6 e-tron, que partilhará a mesma base com o futuro Porsche Macan, que também vai ser exclusivamente elétrico.

Audi Q6 fotos-espia
© Razão Automóvel

Vimos o inédito Audi Q6 e-tron na estrada pela primeira vez em março passado, e agora volta a ser «apanhado» em novas fotos-espia nas imediações das instalações de teste do Grupo Volkswagen localizadas no Nürburgring.

A nova aposta elétrica da Audi assume, como facilmente vemos, os contornos de um SUV e como a sua designação indica, posicionar-se-á acima do Q4 e-tron, que já se encontra em comercialização e que já pudemos testar.

Assim, se o Q4 e-tron é um SUV elétrico de segmento C, onde a Audi já tinha o Q3 (apenas com motores de combustão), o futuro Q6 e-tron ocupará um lugar no segmento D, onde a Audi já tem o Q5.

VEJAM TAMBÉM: O último Audi com motor de combustão será lançado em 2025, mas…
Audi Q6 e-tron fotos-espia
© Razão Automóvel

PPE, a nova plataforma elétrica

A nova proposta elétrica da marca dos quatro anéis irá partilhar muitos «genes» com o futuro Porsche Macan, que também será apenas elétrico, de forma semelhante aquela que vemos entre o Macan atual e o Q5.

Ambos os SUV elétricos irão assentar sobre a nova plataforma específica para elétricos PPE (Premium Platform Electric), que permitirá uma arquitetura de 800 V (tal como já acontece nos Porsche Taycan e Audi e-tron GT).

Por enquanto pouco se sabe sobre as futuras especificações destes modelos assentes sobre a PPE. As melhores pistas sobre o que esperar são nos dadas pelo concept A6 e-tron, revelado em abril passado no Salão de Xangai.

A berlina elétrica, também assente sobre a PPE, anunciava dois motores elétricos (um por eixo) que garantiam uma potência máxima de 350 kW (476 cv), vinha equipada com uma bateria de cerca de 100 kWh, prometia mais de 700 km de autonomia e carregamentos de até 270 kW.

Audi Q6 e-tron fotos-espia
© Razão Automóvel

O quanto destas características transitarão para os modelos de produção, teremos de aguardar mais algum tempo para as confirmar.

Tipicamente SUV

De resto, o que as fotos-espia do Audi Q6 e-tron deixam ver é uma silhueta tipicamente SUV com dois volumes bem definidos, com promessas de cotas internas ao nível do maior Q7, apesar das dimensões exteriores estarem alinhadas com as do mais pequeno Q5.

VEJAM TAMBÉM: Diretor geral da Audi: Crise da escassez de chips é a “tempestade perfeita”

A Audi já tinha anunciado que a produção do novo Q6 e-tron arrancaria no segundo semestre de 2022, com a comercialização do SUV elétrico a acontecer ou no final de 2022 ou no início de 2023.

Tendo em consideração que o futuro Porsche Macan 100% elétrico será revelado antes do Q6 e-tron e que a marca alemã anunciou a sua comercialização em 2023, o mais provável é o “primo” da Audi só chegar aos concessionários depois deste, também em 2023.

Tal como acontece com o Q4 e-tron, prevê-se que pouco depois o Q6 e-tron seja acompanhado por uma variante Sportback.