Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Fotos-espia

Ferrari Purosangue. “Mula de testes” do SUV deixa-se ver e ouvir: V12 nos planos?

Ainda não é desta que apanhamos o inédito Ferrari Purosangue, o primeiro SUV da marca, com a sua carroçaria definitiva. Mas já acelera forte no circuito de Fiorano.

“Mula de testes”? Sim. É como se identifica um protótipo de testes que não traz com ele ainda a sua carroçaria definitiva, trazendo, por norma, uma “emprestada”. E é precisamente isso que podemos ver neste protótipo de testes do futuro Ferrari Purosangue, o inédito SUV da marca italiana.

Ou seja, por baixo da sua carroçaria composta por várias partes “emprestadas” do Maserati Levante — frente, traseira e muita da lateral — este protótipo de testes já traz a plataforma/chassis e mecânica do futuro modelo de Maranello.

As imagens capturadas nos testes de inverno na Suécia e o vídeo capturado no circuito de Fiorano, Itália, mostram o que parece não ser mais que um Levante mais baixo e largo que o original, mas permite ter uma primeira noção das proporções gerais do Purosangue.

VEJA TAMBÉM: É o adeus ao Ferrari GTC4Lusso. Purosangue, o SUV, aproxima-se a passos largos
Fotos-espia Ferrari Purosangue © Razão Automóvel

O primeiro SUV, o primeiro cinco portas

Será o primeiro SUV da marca italiana — ou FUV, de Ferrari Utility Vehicle, como a Ferrari o chama —, mas ao contrário de outros SUV, não nos parece que o foco de desenvolvimento esteja sequer perto de contemplar capacidades fora de estrada. Já repararam como a distância ao solo é… curta?

Bem… Independentemente do que a Ferrari o chame, não deixa de ser um Ferrari, pelo que existem algumas expetativas sobre o que deve ou não deve fazer.

Fotos-espia Ferrari Purosangue © Razão Automóvel

E ao contrário dos seus potenciais rivais, como o Lamborghini Urus, o Purosangue não vai partilhar nada com ninguém, a não ser com outros Ferrari. A flexível plataforma que servirá o Purosangue foi anunciada há uns anos e permite diferentes configurações, adaptando-se a modelos de configurações distintas — com motores em posição central dianteira e posição central traseira. Será a mesma que servirá a todos os modelos do fabricante e já a podemos encontrar no Ferrari Roma.

O Ferrari Purosangue levará as premissas iniciadas pelo FF e GTC4Lusso a um novo patamar. O mais familiar dos Ferrari de sempre deixou de ser produzido no final do ano passado, mas quando o testemunho for passado ao Purosangue, a shooting brake de três portas dará lugar, pela primeira vez num modelo de estrada da marca italiana, a um mais prático e versátil cinco portas.

Sim, estamos a falar de um Ferrari com verdadeiros atributos de veículo familiar — por mais vezes que o digamos continuará a soar estranho durante muito tempo…

Fotos-espia Ferrari PurosangueFotos-espia Ferrari Purosangue © Razão Automóvel
VEJA TAMBÉM: Surpresa. Também a Ferrari vai ter um Hypercar para Le Mans

Por baixo da inédita carroçaria é um… puro-sangue

Além dos seus atributos práticos, por baixo da sua ainda não desvendada carroçaria deveremos encontrar soluções mecânicas idênticas às que havia no FF/GTC4Lusso e existem nos GT da marca: motor em posição longitudinal central dianteira e transaxle (combinação da transmissão, eixo e diferencial no eixo traseiro).

Tal como o FF/GTC4Lusso, o novo Purosangue terá tração às quatro rodas, mas falta confirmar como é que esta será feita. Nos FF/GTC4Lusso, a tração ao eixo dianteiro era garantida através de uma segunda caixa de velocidades, montada à frente do motor, com duas velocidades e marcha-atrás.

Fotos-espia Ferrari Purosangue © Razão Automóvel

Em relação aos motores em si, tudo aponta para que uma versão do V8 biturbo (F154), o mesmo do F8 Tributo ou do SF90 Stradale, seja usado. São vários os rumores que apontam ainda para uma variante híbrida plug-in do Purosangue. Fica por saber, no entanto, que motor de combustão será associado: se o mesmo V8 como no SF90 Stradale, se o novo V6 que a Ferrari está de momento a desenvolver.

No entanto, o vídeo que colocámos em destaque, onde podemos ver um protótipo de testes do Ferrari Purosangue no circuito de Fiorano, deixa ouvir o que parece ser um V12. Esperemos que assim seja…

O novo e inédito Ferrari Purosangue, se tudo ocorrer como planeado, será desvendado em 2022. 

Fotos-espia Ferrari Purosangue © Razão Automóvel

Sabe responder a esta?
Que motor equipa o BMW 216d Gran Coupé?

Mais artigos em Notícias