Notícias Aston Martin DBX S outra vez «caçado». O que revela o mais potente e rápido dos DBX?

Fotos-espia

Aston Martin DBX S outra vez «caçado». O que revela o mais potente e rápido dos DBX?

O Aston Martin DBX S, que promete ser o mais potente e rápido dos DBX é «apanhado» novamente pelas objetivas, com nova camuflagem e novos detalhes.

fotos-espia Aston Martin DBX S
© Razão Automóvel

Foi em setembro que vimos pela primeira vez o Aston Martin DBX S, a futura versão de alta performance do SUV britânico. Recentemente foi novamente avistado no circuito de Nürburgring, «vestindo» uma nova camuflagem, mais fina e colorida.

O DBX S é apenas uma de várias novas adições planeadas para o SUV da Aston Martin, como tinha sido anunciado pelo seu diretor executivo, Tobias Moers. Além deste S, o DBX também será levemente eletrificado, muito provavelmente, com um sistema mild-hybrid, prevendo-se ainda uma variante híbrida plug-in para 2023.

O DBX já corresponde a mais de metade das vendas totais da Aston Martin, tornando-se numa peça crucial nos planos de recuperação e crescimento do centenário construtor britânico, pelo que há que capitalizar o momento com evoluções e adições deste.

VEJAM TAMBÉM: Aston Martin Vantage com o 911 Turbo S “na mira”? Parece que sim
Aston Martin DBX S fotos-espia
© Razão Automóvel

Novos detalhes

Mas por agora é o S que recebe toda a nossa atenção, com este novo protótipo de testes a mostrar algumas diferenças relativamente ao protótipo visto antes.

Em comum com o anterior, temos uma grelha dianteira de maiores dimensões e um para-choques dianteiro distinto do que a do DBX que conhecemos — e que já tivemos oportunidade de testar em vídeo —, sendo na traseira que residem as diferenças.

Se antes o protótipo de testes mostrava duas saídas de escape — uma de cada lado —, o novo protótipo do DBX S mostra agora um par de saídas duplas de escape (quatro no total), também um par de cada lado.

Aston Martin DBX S fotos-espia
© Razão Automóvel

Motor continua a ser uma incógnita

Infelizmente, este novo detalhe continua a dizer-nos nada sobre o que se esconde por baixo do capô, uma dúvida que persiste desde que o primeiro protótipo foi apanhado.

Uma de duas hipóteses irá acontecer. Ou o futuro DBX S fará uso de uma versão mais potente do 4.0 V8 biturbo da AMG ou então recorrerá ao 5.2 V12 biturbo usado nos DB11 e DBS.

No caso do V8 da AMG, sabemos que tem potencial para debitar bem mais que os 550 cv que debita no DBX; basta ver outros Mercedes-AMG, como o GT 63 S, onde chega aos 639 cv de potência.

TÊM DE VER: Aston Martin DBS Superleggera (725 cv). O MAIS POTENTE do canal

No caso do V12 da casa britânica, garantiria não só níveis de potência bem mais elevados — no DBS chega aos 725 cv —, como permitiria ao DBX S distanciar-se melhor do V8 graças à sua motorização mais exclusiva.

Aston Martin DBX S fotos-espia
© Razão Automóvel

A resposta sobre qual será teremos de aguardar mais algum tempo. O Aston Martin DBX S será revelado, ao que tudo indica, durante 2022, mas antes dele veremos primeiro o DBX eletrificado, no final deste ano ou início do próximo.