Notícias A grelha é gigante, a potência também. Tudo sobre o BMW Concept XM

Apresentação

A grelha é gigante, a potência também. Tudo sobre o BMW Concept XM

O XM Concept estará na base do segundo modelo independente de produção da BMW M e chega para assinalar os 50 anos da divisão desportiva da marca bávara.

BWM Concept M

A BMW acaba de mostrar um dos protótipos mais marcantes dos últimos anos, o Concept XM, que estará na base do segundo modelo independente assinado pela divisão M da marca alemã.

A versão de produção do BMW Concept XM será apresentada em 2022 e chegará ao mercado para assinalar os 50 anos da divisão desportiva da marca de Munique.

Disponível exclusivamente com uma versão híbrida plug-in, o BMW XM será construído na unidade de produção da BMW em Spartanburg (Carolina do Sul), nos Estados Unidos, que de acordo com a marca de Munique será o mercado mais importante deste modelo.

A NÃO PERDER: BMW M celebra 50 anos com logótipo histórico e 50 cores exclusivas
BMW Concept XM

O Concept XM é um SUV de alta performance, de vastas dimensões, derivando diretamente do X7, o maior SUV da BMW. A dianteira até pode parecer familiar, mas a verdade é que este XM estreia o desenho frontal dos próximos modelos de luxo da marca alemã.

Destaca-se naturalmente a grelha (duplo rim) imponente, a assinatura luminosa bipartida (luzes diurnas no topo e faróis posicionados um nível abaixo, a ladear a parte inferior do duplo rim) e as entradas de ar laterais.

BMW Concept XM

De lado, é notório o perfil tipicamente SUV, ainda que sejam perceptíveis algumas influências coupé. A linha de ombros muito elevada, as cavas das rodas sobredimensionadas e as jantes de 23” também não passam despercebidas, bem como o acabamento bicolor da carroçaria.

Avançando para a traseira, salta à vista as óticas traseiras (que se prolongam pela lateral) e a forma como a janela traseira foi integrada na carroçaria, ao mesmo tempo que conta com o logótipo da marca bávara em cada um dos lados, um detalhe que nos remete de imediato para o BMW M1, até então o único modelo exclusivo da BMW M.

Mas a assinatura luminosa dividida e as saídas de escape verticais e de contornos peculiares também não passam despercebidas, bem como o logótipo criado para este modelo, que precisou da «autorização» da Citroën para adotar esta denominação:

LEIAM TAMBÉM: Próximo SUV da BMW M vai chamar-se «XM». Mas a Citroën teve de autorizar

Abrindo as portas e «subindo» para o habitáculo, é notória uma preocupação na combinação de vários estilos, com a tecnologia do BMW Curved Display (com a mais recente geração do sistema iDrive) a contrastar com a imagem vintage dos estofos castanhos.

Atrás, nos bancos traseiros, encontramos uma espécie de sofá com um acabamento em azul petróleo que ajuda a criar a sensação de que estamos confortavelmente sentados num lounge de luxo.

BMW Concept XM

O M mais potente de sempre

Mas não se deixem enganar pela sensação de calma, requinte e conforto, porque este será o modelo de produção mais potente de sempre da BMW M.

Nas «entranhas» deste XM encontramos um híbrido plug-in que junta um motor V8 a gasolina com um motor elétrico, para uma potência máxima combinada de 750 cv e 1000 Nm de binário máximo — será esta a cadeia cinemática dos futuros “M” de maiores dimensões.

A BMW não divulgou as performances que este «super SUV» será capaz de atingir, mas confirmou que este modelo será capaz de percorrer até 80 km de autonomia 100% elétrica.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do BMW 545e xDrive?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 545e xDrive. Um híbrido plug-in com genes de M5?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW 545e xDrive. Um híbrido plug-in com genes de M5?