Notícias Straight Six. O Aston Martin DBX ganha seis cilindros AMG, só para a China

Apresentação

Straight Six. O Aston Martin DBX ganha seis cilindros AMG, só para a China

O Aston Martin DBX Straight Six é a primeira versão eletrificada do SUV britânico. Mas por agora, é exclusiva para o mercado chinês.

Aston Martin DBX Straight Six

Até pode ser o primeiro SUV da Aston Martin, mas o DBX rapidamente se tornou no pilar da marca britânica, afirmando-se de forma peremptória como o best-seller da “casa” de Gaydon, sendo já responsável por mais de metade das vendas.

Não é por isso de estranhar que a Aston Martin tenha planos para ampliar a gama deste SUV, a começar logo por este DBX Straight Six, muito recentemente revelado, mas por enquanto tendo só a China como destino.

Mais tarde, durante 2022, chegará uma versão mais potente e rápida, baptizada de DBX S:

A NÃO PERDER: Aston Martin DBX S outra vez «caçado». O que revela o mais potente e rápido dos DBX?
Aston Martin DBX Straight Six

Tal como o nome sugere (Straight Six é a designação, em inglês, para seis em linha), este DBX conta com um motor de seis cilindros em linha, um tipo de motorização que regressa à Aston Martin depois de mais de duas décadas — o DB7 foi o último modelo da marca a contar com um seis em linha.

A somar a isso, este bloco de seis cilindros em linha com 3.0 l de capacidade e turbocomprimido conta ainda com eletrificação ligeira, uma vez que dispõe de um sistema mild-hybrid de 48 V. Esta passa a ser, assim, a primeira versão eletrificada do DBX.

Aston Martin DBX Straight Six

O recurso a este motor de menor capacidade era necessário para responder às exigências do mercado chinês e à sua fiscalidade automóvel. Tal como acontece em Portugal, a China também taxa a cilindrada do motor e a diferença de tributação entre cada escalão é substancial.

LEIAM TAMBÉM: Aston Martin Valkyrie Spider. Agora é mais fácil ouvir o V12 gritar às 11 000 rpm

Como já vimos noutros exemplos — desde um Mercedes-Benz CLS com pequeno 1,5 l ou, mais recentemente, no Audi A8 L Horch, a nova versão de topo do porta-estandarte alemão que vem equipado com um 3.0 V6, ao invés do 4.0 V8 ou 6.0 W12 —, esta nova versão de cilindrada mais baixa deverá dar um impulso às vendas do Aston Martin DBX naquele mercado.

Britânico com “ADN” alemão

O bloco de seis cilindros de 3.0 l turbo que passa a animar este DBX é, tal como o 4.0 V8 biturbo, fornecido pela Mercedes-AMG e é precisamente a mesma unidade que encontramos nas versões 53 dos AMG.

Motor 3.0 turbo AMG

A somar a isto os alemães também emprestam a este DBX a suspensão pneumática adaptativa, o diferencial traseiro autoblocante e as barras estabilizadoras eletrónicas, fruto da parceria tecnológica que existe entre as duas empresas e que até foi reforçada há cerca de um ano.

O que mudou?

Do ponto de vista estético, não há rigorosamente nada de novo a registar. Destaca-se apenas o facto de este DBX Straight Six «calçar» de série jantes de 21”, que podem crescer opcionalmente até às 23”.

A NÃO PERDER: Aston Martin vai lançar desportivo 100% elétrico já em 2025

A única diferença assenta mesmo na motorização, que produz exatamente os mesmos valores de potência e binário que encontramos, por exemplo, no novo Mercedes-AMG GLE 53: 435 cv e 520 Nm.

Até mesmo a transmissão automática de nove velocidades é partilhada entre os dois modelos, distribuindo o binário pelas quatro rodas e permitindo que o DBX Straight Six acelere até aos 100 km/h em rápidos 5,4s e chegue aos 259 km/h de velocidade máxima.

E a Europa?

Como referimos no início, este Aston Martin DBX Straight Six foi apresentado exclusivamente para o mercado chinês, mas não seria de estranhar que no futuro pudesse a ser vendido na Europa — os valores de consumos anunciados de 10,5 l/100 km são, estranhamente, de acordo com o ciclo WLTP, usado na Europa, mas não na China.

Assim, por agora, a oferta do DBX no “velho continente”, continua a assentar apenas no motor V8, que nós já testámos em vídeo:

 

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Alfa Romeo 147 GTA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?