Notícias IONIQ 5. Até 500 km de autonomia para o primeiro da nova submarca da Hyundai

Apresentação

IONIQ 5. Até 500 km de autonomia para o primeiro da nova submarca da Hyundai

O IONIQ 5 é o primeiro da nova submarca de modelos 100% elétricos da Hyundai. Promete até 306 cv, 500 km de autonomia e um design distinto.

Hyundai IONIQ 5

À medida que vão chegando os modelos elétricos as estratégias das marcas divergem: umas acrescentam simplesmente a letra “e” ao nome do veículo (Citroën ë-C4, por exemplo), mas outras criam famílias específicas de modelos, como a I.D. da Volkswagen ou a EQ da Mercedes-Benz. É o caso da Hyundai que elevou a designação IONIQ ao estatuto de submarca, com modelos específicos. O primeiro é o IONIQ 5.

Até agora o IONIQ era o modelo de propulsão alternativa da marca sul-coreana, com variantes híbrida e 100% elétrica, mas agora passa a ser o primeiro modelo de uma nova submarca da Hyundai.

Wonhong Cho, Diretor Global de Marketing da Hyundai Motor Company explica que “com o IONIQ 5 queremos alterar o paradigma da experiência dos clientes com os nossos automóveis de modo a integrá-los perfeitamente na vida digitalmente conectada e com um contexto ecologicamente correto”.

VÊ TAMBÉM: Urban Air Port Air-One. Hyundai Motor Group apoia a criação de aeroporto para drones
Hyundai IONIQ 5

O IONIQ 5 é um crossover elétrico de dimensões médias que foi desenvolvido sobre a nova plataforma específica E-GMP (Electric Global Modular Platform) e que utiliza tecnologia de suporte de 800 V (Volts). E é apenas o primeiro de uma série de novos veículos que serão batizados numericamente.

O IONIQ 5 é um concorrente direto de modelos como o Volkswagen ID.4 ou o Audi Q4 e-tron e foi extraído do concept car 45, que foi revelado mundialmente no Salão de Frankfurt de 2019, prestando tributo ao concept do Hyundai Pony Coupé Concept, de 1975.

Este primeiro modelo quer ganhar crédito pela sua tecnologia de propulsão elétrica, mas também pelo seu design baseado na tecnologia de píxeis de ecrãs. Os faróis dianteiros e traseiros com píxeis têm como objetivo antecipar a avançada tecnologia digital que está ao serviço deste modelo.

Hyundai IONIQ 5

A carroçaria chama a atenção pela enorme extensão dos diversos painéis e pela redução do número de folgas e da sua dimensão, projetando uma imagem mais premium do que alguma vez foi visível num Hyundai. Para além dessa ligação do ADN estilístico do Pony, “também o interior se destaca com o propósito de redefinir a relação entre o automóvel e os seus utilizadores”, esclarece SangYup Lee, Diretor Geral e Vice-Presidente Sénior da Hyundai Global Design Center.

VÊ TAMBÉM: Kia vai lançar 7 novos elétricos até 2026

Até 500 km de autonomia

O IONIQ 5 pode ter tração traseira ou às quatro rodas. As duas versões de entrada, de duas rodas motrizes, têm dois níveis de potência: 170 cv ou 218 cv, em ambos os casos com 350 Nm de binário máximo. A versão com tração às quatro rodas adiciona um segundo motor elétrico no eixo dianteiro com 235 cv para um rendimento máximo 306 cv e 605 Nm.

Hyundai IONIQ 5

A velocidade máxima é de 185 km/h em qualquer das versões e existem duas baterias disponíveis, uma de 58 kWh e outra de 72,6 kWh, a mais potente das quais a permitir uma autonomia de condução de até 500 km.

Ao dispor de tecnologia de 800 V o IONIQ 5 pode carregar a sua bateria para mais 100 km de condução em apenas cinco minutos, se o carregamento for dos mais potentes. E graças à capacidade de carga bidirecional, o utilizador pode igualmente alimentar fontes exteriores com corrente alterna (AC) de 110 V ou 220 V.

Como habitualmente nos automóveis elétricos, a distância entre eixos é enorme (três metros) em relação ao comprimento total o que favorece muito o espaço no habitáculo.

E o facto de as costas dos bancos dianteiros serem bastante finas contribui para que haja ainda mais espaço para as pernas dos passageiros da segunda fila, que podem chegar o banco mais para a frente ou para trás ao longo de uma calha de 14 cm. Da mesma forma que o opcional teto panorâmico pode inundar o interior de luz (como extra é possível adquirir um painel solar para colocar sobre o carro e ajudar a ganhar quilómetros de autonomia).

A instrumentação e o ecrã central de infoentretenimento têm 12,25” cada e estão colocados lado a lado, como dois tablets horizontais. A bagageira tem um volume de 540 litros (um dos mais amplos deste segmento) e pode ser ampliada até 1600 litros através do rebatimento das costas dos bancos traseiros (que admitem uma partição de 40:60).

Mais IONIQ a caminho

Já em 2022, o IONIQ 5 terá a companhia do IONIQ 6, um sedã de linhas bastante fluídas feito a partir do concept car Prophecy e, de acordo com o plano atual, seguir-se-á um SUV de grandes dimensões no início de 2024.

Hyundai IONIQ 5