Salão de Frankfurt 2019
Elétricos ao poder. Hyundai Concept 45 antecipa design e Veloster N ETCR ataca circuitos
A presença da Hyundai em Frankfurt não se resumiu à apresentação do novo i10. A marca sul-coreana revelou também o Concept 45 e o Veloster N ETCR.

Para além do i10 e o limitado i30 N Project C, o espaço da Hyundai no Salão de Frankfurt contava com mais duas novidades. Uma delas consiste num modelo de competição elétrico e dá pelo nome de Veloster N ETCR, já a outra é um protótipo que antecipa os próximos modelos elétricos da marca sendo conhecido como Concept 45.
Mas vamos por partes. Começando pelo Veloster N ETCR, este vai, como o nome indica, correr no recém criado campeonato E TCR (o primeiro campeonato de turismos destinado a carros elétricos) onde terá como concorrente outro modelo que de certeza já conheces, o CUPRA e-Racer.
Dotado de um motor elétrico colocado em posição central (é o primeiro Hyundai a contar com motor central), o Veloster N ETCR transfere a potência para as rodas traseiras, potência essa que continua a ser uma incógnita, sendo de esperar que, no mínimo, iguale os 680 cv apresentados pelo modelo da CUPRA.
ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Frankfurt 2019 estão aqui
Um desenho do futuro inspirado no passado
A outra grande novidade e de caráter mais relevante para o design dos futuros modelos elétricos do construtor sul-coreano é este Concept 45.
Desenhado a pensar no futuro, mas com inspiração… no passado. A musa inspiradora é precisamente o protótipo que deu origem ao primeiro modelo da Hyundai, cujas linhas foram autoria do mestre do design Giorgetto Giugiaro, e ainda, diz a Hyundai, foram buscar inspiração nas linhas dos aviões da década de 20 do século passado.

Se a inspiração aeronáutica é algo difícil de encontrar (a Hyundai diz que é visível nas linhas “limpas”), o mesmo não se pode dizer da inspiração no trabalho de Giugiaro. É que, seja qual for o ângulo sob o qual o vemos, o Concept 45 evoca as obras do mestre italiano, sobretudo da década de 70, sendo possível encontrar influências de carros como o Isuzu Piazza, DeLorean DMC-12 ou até do mítico Lancia Delta (perfil), todos nascidos nessa época.
Hak Soo Ha, Chefe de Design de Interiores da HyundaiO 45 significa um novo começo, então analisámos o início de nossa empresa

Tal como o protótipo de 1974, o Concept 45 apresenta projeções dianteiras e traseiras bastante reduzidas e cantos bem definidos (ou seja, linhas bem angulosas). Para ajudar ao impacto visual do protótipo, a Hyundai dotou-o de duas faixas de LED, uma na dianteira e outra na traseira, que funcionam como faróis e farolins, respetivamente.
VÊ TAMBÉM: Testámos o Hyundai i30 N Line. O que vale a “vitamina N”?
Já no interior, a Hyundai apostou num visual minimalista a fazer lembrar uma… sala de estar. Apesar de este parecer um “piscar de olho” da Hyundai ao mundo dos automóveis autónomos, o chefe de design da marca, Sangyup Lee, afirmou que a versão de produção não será totalmente autónoma, mas irá manter o visual interior.
VÊ TAMBÉM: Lotus Evija. O carro mais potente do mundo e… o mais pesado Lotus de sempre
Por fim, uma nota ainda para a designação deste protótipo que se deve simplesmente ao facto de se assinalarem 45 anos desde o lançamento do primeiro modelo da Hyundai sendo ainda uma referência aos ângulos de 45º formados pelas linhas das janelas dianteiras e traseiras do protótipo que antecipou o Pony em 1974.
Sabes responder a esta?
Qual é a capacidade da bagageira do Hyundai Tucson?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Testámos o renovado Hyundai Tucson 1.6 CRDi. Quais os seus novos argumentos?Em cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Testámos o renovado Hyundai Tucson 1.6 CRDi. Quais os seus novos argumentos?Mais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL