Notícias Elétricos ao poder. Hyundai Concept 45 antecipa design e Veloster N ETCR ataca circuitos

Salão de Frankfurt 2019

Elétricos ao poder. Hyundai Concept 45 antecipa design e Veloster N ETCR ataca circuitos

A presença da Hyundai em Frankfurt não se resumiu à apresentação do novo i10. A marca sul-coreana revelou também o Concept 45 e o Veloster N ETCR.

Hyundai Concept 45

Para além do i10 e o limitado i30 N Project C, o espaço da Hyundai no Salão de Frankfurt contava com mais duas novidades. Uma delas consiste num modelo de competição elétrico e dá pelo nome de Veloster N ETCR, já a outra é um protótipo que antecipa os próximos modelos elétricos da marca sendo conhecido como Concept 45.

Mas vamos por partes. Começando pelo Veloster N ETCR, este vai, como o nome indica, correr no recém criado campeonato E TCR (o primeiro campeonato de turismos destinado a carros elétricos) onde terá como concorrente outro modelo que de certeza já conheces, o CUPRA e-Racer.

Dotado de um motor elétrico colocado em posição central (é o primeiro Hyundai a contar com motor central), o Veloster N ETCR transfere a potência para as rodas traseiras, potência essa que continua a ser uma incógnita, sendo de esperar que, no mínimo, iguale os 680 cv apresentados pelo modelo da CUPRA.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Frankfurt 2019 estão aqui

Um desenho do futuro inspirado no passado

A outra grande novidade e de caráter mais relevante para o design dos futuros modelos elétricos do construtor sul-coreano é este Concept 45.

Desenhado a pensar no futuro, mas com inspiração… no passado. A musa inspiradora é precisamente o protótipo que deu origem ao primeiro modelo da Hyundai, cujas linhas foram autoria do mestre do design Giorgetto Giugiaro, e ainda, diz a Hyundai, foram buscar inspiração nas linhas dos aviões da década de 20 do século passado.

Se a inspiração aeronáutica é algo difícil de encontrar (a Hyundai diz que é visível nas linhas “limpas”), o mesmo não se pode dizer da inspiração no trabalho de Giugiaro. É que, seja qual for o ângulo sob o qual o vemos, o Concept 45 evoca as obras do mestre italiano, sobretudo da década de 70, sendo possível encontrar influências de carros como o Isuzu Piazza, DeLorean DMC-12 ou até do mítico Lancia Delta (perfil), todos nascidos nessa época.

O 45 significa um novo começo, então analisámos o início de nossa empresa

Hak Soo Ha, Chefe de Design de Interiores da Hyundai
Hyundai Concept 45
Este perfil não esconde a inspiração nos trabalhos de Giugiaro.

Tal como o protótipo de 1974, o Concept 45 apresenta projeções dianteiras e traseiras bastante reduzidas e cantos bem definidos (ou seja, linhas bem angulosas). Para ajudar ao impacto visual do protótipo, a Hyundai dotou-o de duas faixas de LED, uma na dianteira e outra na traseira, que funcionam como faróis e farolins, respetivamente.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Hyundai i30 N Line. O que vale a “vitamina N”?

Já no interior, a Hyundai apostou num visual minimalista a fazer lembrar uma… sala de estar. Apesar de este parecer um “piscar de olho” da Hyundai ao mundo dos automóveis autónomos, o chefe de design da marca, Sangyup Lee, afirmou que a versão de produção não será totalmente autónoma, mas irá manter o visual interior.

VÊ TAMBÉM: Lotus Evija. O carro mais potente do mundo e… o mais pesado Lotus de sempre

Por fim, uma nota ainda para a designação deste protótipo que se deve simplesmente ao facto de se assinalarem 45 anos desde o lançamento do primeiro modelo da Hyundai sendo ainda uma referência aos ângulos de 45º formados pelas linhas das janelas dianteiras e traseiras do protótipo que antecipou o Pony em 1974.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Hyundai Tucson?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o renovado Hyundai Tucson 1.6 CRDi. Quais os seus novos argumentos?