Notícias IONIQ deixa de ser modelo e passa a marca… 100% elétrica

Indústria

IONIQ deixa de ser modelo e passa a marca… 100% elétrica

O Hyundai Ioniq dará o seu nome a uma nova marca de veículos 100% elétricos. O primeiro modelo da nova IONIQ surgirá já em 2021.

IONIQ

Até agora IONIQ identificava o modelo mais “verde” da Hyundai em três versões distintas: híbrida, híbrida plug-in e 100% elétrica. Mas agora a Hyundai decidiu promover a designação IONIQ de nome de modelo a marca.

Um pouco à imagem da família ID da Volkswagen, a nova marca IONIQ identificará, exclusivamente, uma série de modelos 100% elétricos independentes das atuais gamas do construtor. Ainda não é totalmente claro se a  IONIQ será mesmo uma marca independente — tal como aconteceu com a Genesis, a recente marca premium do grupo Hyundai Motor Company — ou se, como os ID, continuarão a ostentar o símbolo da Hyundai.

O que já é 100% certo é que estes novos 100% elétricos começam a chegar já em 2021 com a revelação do seu primeiro modelo, o qual será acompanhado por outros dois que chegarão nos anos seguintes.

VÊ TAMBÉM: Testámos o renovado Hyundai Ioniq EV que promete mais autonomia, mas há mais novidades
IONIQ

Os novos IONIQ 5, IONIQ 6 e IONIQ 7

O primeiro deles todos será o IONIQ 5, um crossover compacto, que será a versão de produção do evocativo Hyundai Concept 45, apresentado no (literalmente) último Salão de Frankfurt em 2019.

Em 2022 veremos chegar o IONIQ 6, uma berlina cujo design será fortemente influenciado pelo suave e fluído design do Hyundai Prophecy, um concept que deveríamos ter visto ao vivo no cancelado Salão de Genebra deste ano.

Por fim, em 2024, chegará o último dos IONIQ para já anunciados, o IONIQ 7, um SUV de dimensões mais avantajadas que, ao contrário dos outros dois modelos, não foi ainda antecipado por nenhum concept. No entanto, nas imagens que ilustram este artigo é possível ter um vislumbre da sua assinatura lumínica.

Os três apresentarão estilos individuais bastante distintos — do mais geométrico e facetado do 5 (inspirado pelos anos 70) ao mais depurado e arredondado 6 (inspirado pelos anos 30), por exemplo —, mas haverá elementos de design a uni-los, como as avançadas óticas definidas por pixeis.

VÊ TAMBÉM: Hyundai prepara-se para produzir o Prophecy e o 45 Concept

"(…) o design dos veículos IONIQ terão um tema comum "Valor Intemporal". Os veículos serão inspirados por modelos do passado, mas serão uma ponte para o futuro."

Hyundai

E-GMP

Tal como a Volkswagen tem a MEB que serve de base a todos os seus modelos ID, o Hyundai Motor Company terá a E-GMP, uma nova plataforma dedicada a modelos 100% elétricos. De acordo com o grupo coreano, esta permitirá aos futuros IONIQ 5, 6, e 7 não só valores de autonomia expressivos como ainda carregamentos rápidos.

A E-GMP promete ainda maior flexibilidade e conectividade para os ocupantes, com bancos “altamente ajustáveis”, conectividade wireless (sem fios) e características únicas como um porta-luvas desenhado como gaveta.

IONIQ
O lançamento da IONIQ foi celebrado com a “transformação” do London Eye num “Q” gigante. É o início da primeira campanha da nova marca intitulada “I’m in Charge”.

Um milhão de elétricos em 2025

A promoção da IONIQ a marca demonstra o reforçar da aposta do gigante coreano na mobilidade limpa e sustentável. Ao abrigo do seu plano Strategy 2025, o Hyundai Motor Company pretende tornar-se no terceiro maior construtor automóvel de veículos ecológicos até 2025.

É seu objetivo, em 2025, ter já vendido um milhão de veículos elétricos (a bateria) e ter uma quota de 10% de modo a tornar-se no líder global de veículos elétricos. Nesse ano, a expetativa é a de vender 560 mil elétricos (baterias) globalmente, ao qual ainda serão adicionados as vendas dos FCEV (elétricos com pilha de combustível a hidrogénio).