Chega a Portugal em fevereiro

Já conduzimos o novo BMW iX3 em Portugal. O primeiro SUV 100% elétrico da BMW (vídeo)

O novo BMW iX3 é o primeiro SUV 100% elétrico da marca alemã e já o pudemos conduzir em Portugal. As primeiras impressões ao volante, em vídeo.

Em Lisboa, Portugal

A BMW não é estranha aos veículos elétricos — o i3 está em comercialização desde 2013 —, mas coube ao novo BMW iX3 ser o seu primeiro SUV (ou SAV, em linguagem BMW) exclusivamente motivado a eletrões. Como o nome deixa adivinhar, relaciona-se diretamente com o X3, herdando deste quase tudo, exceto a cadeia cinemática.

Por fora, pouco há a distinguir o iX3 dos restantes X3, mas os mais atentos certamente vão reparar no duplo rim, agora tapado (não há motor de combustão a precisar de ar); nas jantes e para-choques dianteiros e traseiros de desenho exclusivo; nos detalhes a azul, típicos dos modelos BMW i (podem ser, em opção, cinzentos); e, mais subtil, na distância ao solo reduzida.

Por dentro ainda mais difícil será distingui-los, com apenas a cor azul em alguns pormenores a dar-nos pistas de que estamos num X3 diferente do habitual.

VÊ TAMBÉM: BMW Concept i4. É assim que vai ser o próximo elétrico da BMW (ou quase)
BMW iX3
O Guilherme teve oportunidade de conduzir, ainda que por pouco tempo, o novo BMW iX3, o primeiro SUV elétrico da marca alemã

SUV, mas apenas com tração traseira

Os SUV elétricos Audi e-tron e Mercedes-Benz EQC têm quatro rodas motrizes, mas o novo BMW iX3 fica-se por duas rodas motrizes — para melhor enfrentar os seus arquirrivais, teremos de aguardar mais um ano pelo lançamento do recentemente revelado e maior BMW iX, que traz um conjunto de especificações mais em linha com essas propostas.

O novo iX3 é o primeiro da marca a recorrer à tecnologia eDrive de quinta geração (mais facilmente escalável e flexível), juntando numa unidade só o motor elétrico, transmissão e todos os sistemas eletrónicos. Neste caso específico, a cadeia cinemática encontra-se diretamente sobre o eixo traseiro, que é também o eixo motriz.

O motor elétrico do iX3 debita 286 cv e 400 Nm, o suficiente para empurrar os seus 2260 kg até aos 100 km/h em 6,8s e até uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h.

A alimentar o motor elétrico temos uma bateria de 80 kWh (71 kWh líquidos), de refrigeração líquida, posicionada no chão da plataforma e garantindo um centro de gravidade mais baixo que nos restantes X3. A autonomia anunciada é cerca de 460 km.

VÊ TAMBÉM: iX. Tudo sobre o novo SUV topo de gama elétrico da BMW

Ao volante

Neste primeiro e breve contacto em Portugal — pudemos conduzir o iX3 durante uma hora — não perdemos a oportunidade de te dar as primeiras impressões ao volante da nova proposta elétrica da BMW. Acompanha o Guilherme Costa neste primeiro contacto dinâmico em solo nacional do novo BMW iX3:

Quando chega e quanto custa

O novo BMW iX3 só iniciará a sua comercialização em Portugal no próximo ano, no mês de fevereiro. O preço arrancará nos 72 600 euros.

Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto