Arranque a Frio

O adeus final e emocional da Volkswagen ao Carocha

Abrimos o primeiro Arranque a Frio de 2020 com um… adeus. Pela primeira vez na existência da Volkswagen, não haverá um Carocha em produção.

Se há automóvel que podemos chamar de verdadeiro ícone da indústria automóvel é o Volkswagen Carocha. Desde o modelo original — Käfer ou Typ 1, passando pelas suas reinterpretações nostálgicas recentes, New Beetle e (simplesmente) Beetle —, de uma forma ou outra, foi parte constante da Volkswagen desde… sempre.

O ano passado, 2019, em julho, saiu da linha de produção no México o último Beetle e, pela primeira vez na sua história, não existe um modelo em forma de carocha no portefólio da Volkswagen.

Para marcar tão simbólico momento a Volkswagen lançou um muito pequeno filme animado, cheio de emoção, devidamente intitulado “A última milha”, onde vemos o Carocha original atravessar gerações e a despedir-se de todos nós:

Este parece ser o adeus definitivo ao icónico Volkswagen Carocha — os rumores de que poderia ressurgir como um elétrico assente sobre a MEB já foram deitados por terra pela própria Volkswagen.

No entanto, como o filme indica, “onde uma estrada acaba, outra começa”, fazendo alusão ao passar de testemunho para o ID.3, um capítulo inédito, e elétrico, na história da Volkswagen — será que marcará tanto como o Carocha marcou? Talvez daqui a… 80 anos tenhamos uma resposta.

A NÃO PERDER: Este Volkswagen Carocha foi restaurado pela marca… de graça

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Mais artigos em Notícias