Notícias Carros de Burt Reynolds vão a leilão. E nem falta o Firebird Trans Am…

Leilão

Carros de Burt Reynolds vão a leilão. E nem falta o Firebird Trans Am…

Carros que se tornaram icónicos nos filmes do recentemente falecido Burt Reynolds vão agora a leilão, todos eles da sua própria coleção.

Burt Reynolds com Pontiac Firebird Trans Am
Barret-Jackson

Foi a 6 de setembro passado que recebemos a notícia de que Burt Reynolds, ator, tinha falecido vítima de ataque cardíaco. Os mais novos talvez não o conheçam, mas Reynolds era um ator conceituado, mas acabou por ficar conhecido, sobretudo, pela sua participação em algumas comédias onde os automóveis eram os principais protagonistas, fosse a fugir da polícia, ou a fazer uma corrida ilegal de costa a costa (nos EUA).

Refiro-me, obviamente, aos populares filmes “Smokey and the Bandit”, estreado em 1977 com sequela em 1980; e “Cannonball Run”, estreado em 1981 com sequela em 1984.

O sucesso de “Smokey and the Bandit” em 1977 foi enorme, só derrotado nas bilheteiras por um filme de nome “Star Wars” — talvez já tenham ouvido falar… —, que estreou no mesmo ano.

Não só elevou a popularidade de Burt “The Bandit” Reynolds aos píncaros, como do seu parceiro de quatro rodas, um Pontiac Firebird Trans Am, de cor preta, com o icónico “pássaro de fogo” pintado a dourado no capot.

Burt Reynolds acabou por colecionar uma série de automóveis ao longo da sua vida, com três deles a irem a leilão, através da Barret-Jackson, em Las Vegas, no estado do Nevada, EUA, nos próximos dias 27 a 29 de setembro.

Burt Reynolds
Com o traje certo, no filme “Smokey and the Bandit”

“The Bandit” Trans Am

Os três automóveis a leilão são todos recreações fiéis dos modelos usados nos filmes em que participou e, naturalmente, o destaque vai para o Pontiac Firebird Trans Am de 1978, o mais parecido ao usado no filme, replicando todos os pormenores até ao mais ínfimo detalhe, como, por exemplo, a presença de um rádio CB (o principal meio de comunicação entre The Bandit e o camionista Snowman).

No entanto, este Trans Am, tem algumas alterações em prol do conforto, como uma nova unidade de ar condicionado; e também no plano mecânico, usando uma transmissão automática feita por encomenda. O motor não podia deixar de ser um V8, com 400 ci (polegadas cúbicas), o equivalente a 6,55 l de capacidade, tendo sido reconstruído recentemente e melhorado com novos componentes da Butler Performance.

Mais um Firebird

O segundo modelo a leilão é… outro Firebird. Também de 1978, é um Pontiac Firebird Formula, que replica o carro usado no filme “Hooper” de 1978. Este filme acabou por servir como um tributo aos duplos norte-americanos, e o próprio Reynolds teve oportunidade de fazer algumas das suas próprias stunts.

Este Pontiac Firebird vem equipado com um V8 com 403 ci, ou 6,6 l e uma transmissão automática de três velocidades. Como bónus traz também uma réplica do casaco prateado usado por Reynolds no filme.

A pick-up

Do filme “Cannonball Run”, surge uma enorme pick-up Chevrolet R30 de 1987. No filme vemos uma pick-up como esta a entrar dentro de um hotel e a saltar sobre um comboio. Tal como o exemplar do filme, esta Chevy apresenta uma pintura bi-tom, e por baixo do capot habita um enorme V8 com 496 ci (8,1 l) e uma transmissão automática 4L80E. Também apresenta algumas adições mais recentes, como travões e direção assistida, e ar condicionado.

RELACIONADO: DeLorean DMC-12: a história do carro do filme Regresso ao Futuro

Todos eles vão a leilão sem reserva. De acordo com a Barret-Jackson, estes três veículos representam, essencialmente, os últimos carros dos filmes de Burt Reynolds e que estavam na sua posse, pelo que não se cansa de realçar que se trata de uma oportunidade única.

Sabe esta resposta?
O Peugeot e-Legend inspira-se em que modelo da marca?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Futuro elétrico e autónomo na Peugeot é um 504 Coupé retro-futurista