345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado Volkswagen

ID. A família de modelos 100% elétricos que vai mudar a Volkswagen

O Volkswagen ID.3 é o primeiro de uma família de modelos que fará com que a Volkswagen entre, definitivamente, na era da mobilidade elétrica.

Volkswagen

O Volkswagen ID.3 é apenas o início. Uma mega ofensiva de modelos 100% elétricos por parte do gigante alemão está planeada — nos próximos 10 anos assistiremos ao lançamento de 70 novos veículos elétricos no Grupo Volkswagen, o que equivale a cerca de 22 milhões de unidades produzidas em igual período.

O Volkswagen ID.3 será o primeiro a chegar, e com as pré-reservas já a decorrer, falta pouco para o vermos na estrada.

Será acompanhado futuramente por uma família de modelos de dimensões e formas distintas, ocupando diferentes segmentos de mercado. O prefixo ID. será comum a todos eles, identificando esta nova geração de modelos 100% elétricos, ao qual será adicionado um algarismo — ID.7, ID.1 ou ID.5? Tudo é possível.

Volkswagen ID.
O Volkswagen ID. foi o primeiro da família a ser apresentado, e chegará até nós como ID.3

Não será apenas pela denominação que esta família de modelos estará unida — partilharão entre eles as suas fundações. A MEB (acrónimo de Modularer E-Antriebs-Baukasten, ou “kit modular de eletrificação”) é a nova matriz modular e flexível exclusiva para automóveis 100% elétricos do Grupo Volkswagen.

O que podemos esperar?

A Volkswagen antecipou nos últimos três anos, via múltiplos protótipos, a sua extensa família ID., dando-nos um quadro bastante fiel do que vem a caminho. O ID.3, por exemplo, foi antecipado pelo ID., o primeiro concept a ostentar esta nova nomenclatura apresentado no Salão de Paris de 2016.

Estamos em 2019 e a família ID. continua a crescer, já são seis os concepts, onde pelo menos cinco darão origem a modelos de produção nos próximos três anos. E promete não ficar por aqui, com outras propostas já previstas no horizonte. Fiquemos a conhecer um pouco melhor os membros já revelados desta família, que, indubitavelmente, chegarão até nós.

ID. Crozz

Apresentado inicialmente no Salão de Xangai em 2017, conheceu uma segunda iteração nesse mesmo ano, no Salão de Frankfurt. A versão de produção do Volkswagen ID. Crozz será revelada em 2020 e trata-se de um CUV (Crossover Utility Vehicle) de maiores dimensões que o ID.3, de contornos estilizados e dinâmicos e com muito espaço disponível: o volume interior equivale ao de um Tiguan Allspace, apesar de ser mais curto (-77 mm) e baixo (-47 mm) que este.

Os números avançados pela Volkswagen para o ID. Crozz deverão ter paralelo no modelo de produção. Ou seja, 225 kW de potência (306 cv) — distribuídos por dois motores, um dianteiro (75 kW) e outro traseiro (150 kW) —, 180 km/h de velocidade máxima (limitada) e uma autonomia de 500 km. Também foi anunciado um tempo de apenas 30 minutos para carregar a bateria de 83 kWh até aos 80%, quando ligado a um carregador rápido (150 kW).

ID. Roomzz

Foi a última adição à crescente família ID., tendo sido apresentado no Salão de Xangai de 2019, mas não será o último dos ID. a chegar — o modelo de produção chega em 2021. O Volkswagen ID. Roomzz ssume-se como um SUV de grandes dimensões, com aproximadamente 5 m de comprimento e herda do mais compacto ID. Crozz grande parte dos seus atributos motrizes — tração integral, 225 kW de potência e baterias com 82 kWh de capacidade. A autonomia anunciada é de 450 km e é capaz de atingir os 100 km/h em 6,6s.

Tal como todos os restantes membros da família ID. veremos uma grande aposta na assistência à condução e até em níveis mais elevados de condução autónoma, caso os regulamentos permitam.

ID. Buzz

Foi o segundo concept ID. a ser conhecido, no Salão de Detroit em 2017, e foi certamente o que gerou mais… “buzz”. O Volkswagen ID. Buzz é, efetivamente, a “Pão de Forma” para o séc. XXI, com chegada ao mercado prevista para 2022. Curiosamente, a primeira experiência da Volkswagen com veículos elétricos aconteceu precisamente com um protótipo da histórica “Pão de Forma” ou T2, de 1970.

O ID. Buzz é demonstrativa da flexibilidade da matriz MEB. Com 4,94 m de comprimento e 1,97 m de largura é à volta de 70 cm mais comprida e 17 cm mais larga que o ID.3. As generosas dimensões e formas cúbicas deverão garantir um espaço interno mais que generoso para todas as possibilidades.

O concept anunciava até 600 km de autonomia e até 275 kW de potência (374 cv), distribuídos por dois motores, garantindo tração às quatro rodas — potência suficiente para cumprir os clássicos 0 aos 100 km/h em meros 5s. Como novidade, a possibilidade de carregar a bateria por indução, ou seja, sem recorrer a cabos.

No Salão de Los Angeles de 2018, conhecemos a ID. Buzz Cargo, destinada ao mercado profissional, dando uma visão do que poderá ser o veículo comercial típico da próxima década. Dois conjuntos de baterias foram anunciados, de 48 kWh e 111 kWh, a que correspondem, respetivamente, autonomias de 322 km e 547 km. Ao contrário da primeira ID. Buzz apenas um motor equipa a ID. Buzz Cargo, com 150 kW (204 cv).

ID. Vizzion

O Volkswagen ID. Vizzion será o porta-estandarte da família ID., assumindo os contornos de uma berlina de três volumes, mais fluídos e estilizados. Foi apresentado no Salão de Genebra de 2018, destacando-se por também ser um veículo 100% autónomo (nível 5) dispensando a presença de volante e pedais. A sua versão de produção, a chegar em 2022, certamente não irá tão longe… pelo menos para já, mas a Volkswagen anuncia que estará pronto para essa eventualidade.

Como porta-estandarte que é, o ID. Vizzion é o mais longo de todos os modelos da família ID., atingindo os 5,16 m, e uma distância entre eixos apropriada de 3,1 m — existem automóveis mais curtos que a distância entre eixos do ID. Vizzion. A manter estas dimensões na transição para a produção terá cotas de habitabilidade referenciais.

Está equipado com a bateria de 111 kWh, a de maior capacidade, o que permite amplos 665 km de autonomia — com números destes, não haverá espaço para qualquer ansiedade de autonomia. Surgiu com 225 kW (306 cv), apresentando uma disposição mecânica idêntica à do ID. Crozz.

ID. Buggy

Será produzido? De todos os membros da família ID. que já conhecemos, o Volkswagen ID. Buggy, é sem dúvida o mais lúdico da família, é o único que não é garantido que chegue à linha de produção. A sua criação teve outros objetivos e permitiu demonstrar a versatilidade da MEB, que parece conseguir adaptar-se a todas as tipologias de veículos — desde o SUV à clássica berlina, até um radical Buggy.

A ser produzido, será não através da Volkswagen, mas sim de um fornecedor externo. Uma estratégia que se insere no anúncio da Volkswagen em tornar disponível a MEB como plataforma elétrica não só para pequenos construtores e startups — veículos como o ID. Buggy ou outros de nicho seria o objetivo —; como também torná-la disponível aos seus rivais, de modo a acelerar a entrada de todos na era do automóvel elétrico.

A Razão Automóvel e a Volkswagen têm prémios para te oferecer!

Responde corretamente ao quiz e habilita-te a ganhar
um prémio num futuro passatempo.

Cada artigo tem um quiz com 3 perguntas.
As perguntas vão surgindo à medida que fores lendo o artigo.
Se responderes correctamente às 3 perguntas ativas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.

Podes participar as vezes que quiseres! Quantos mais artigos leres, mais hipóteses tens de ganhar!

Os vencedores de cada passatempo serão contactados via e-mail.

A Razão Automóvel e a Volkswagen têm prémios para te oferecer!

Participa num futuro passatempo
da Razão Automóvel x Volkswagen

Fica atento ao nosso website e redes sociais para saberes quando começa o próximo passatempo!
Podes participar já, basta seguires todos os passos abaixo:

1. Segue-nos nas redes sociais

2. Subscreve a nossa newsletter

Subscrever

3. Deixa-nos o teu email

Não te preocupes, os teus dados estão seguros connosco.
Consulta a nossa política de privacidade.