World Car of The Year

Kia Telluride é o grande vencedor dos World Car Awards 2020

O Kia Telluride é o grande vencedor dos World Car Awards 2020, o mais relevante prémio da indústria automóvel a nível mundial.

Como anunciámos aqui, chegou hoje ao final a 16ª edição dos World Car Awards. O mais relevante prémio da indústria automóvel pelo 7º ano consecutivo — dados da Prime Research’s 2019 media report.

Este ano, entre mais de 30 modelos a concurso, em cinco categorias distintas —vê aqui — o grande vencedor foi o Kia Telluride.

Um modelo que nós já tivemos oportunidade destacar neste vídeo do canal de YouTube da Razão Automóvel, e que tem feito sucesso em todos os mercados onde é comercializado.

O Kia Telluride não é comercializado no mercado europeu. No seu lugar, em Portugal e nos restantes países europeus esse lugar é ocupado pelo novo Kia Sorento.

Entregue o prémio de Carro Mundial do ano 2020 ao Kia Telluride — sucedendo assim ao vencedor de 2019, o Jaguar I-Pace — havia mais quatro prémios a concurso nos World Car Awards 2020.

Na categoria «World Luxury Car of the Year» e «World Performance Car of The Year» tivemos um duplo vencedor: o Porsche Taycan.

O primeiro 100% elétrico da marca de Estugarda levou por vencido fortes candidatos como era o caso do Mercedes-Benz EQC e do Porsche 911, entre outros.

Na categoria «World Urban Car of the Year», mais uma vez a vitória sorriu à Kia, que teve no Kia e-Soul mais um vencedor.

Um modelo sobre o qual podes saber mais na secção de testes do website da Razão Automóvel.

Finalmente, o prémio «World Car Design of the Year» foi para o Mazda3, numa edição onde a marca japonesa colocou dois finalistas no Top3.

Portanto, saldo muito positivo para Mazda na edição 2020 dos World Car Awards. Um prémio que a marca sediada em Hiroshima já venceu 2016 com Mazda MX-5.

O Mazda3 foi considerado o modelo com melhor design de 2020, por um painel constituído por alguns dos mais prestigiados designers da indústria automóvel a nível mundial — entre eles, Gordon Murray e Ian Callum.

Sobre os World Car Awards

Pelo 7º ano consecutivo, os World Car Awards (WCA) foram considerados o programa de prémios nº1 da indústria automóvel a nível mundial — dados do estudo Prime Research Global report.

Em Portugal, os World Car Awards estão representados por Guilherme Ferreira da Costa, diretor e co-fundador da Razão Automóvel.

A história dos World Car Awards

O WCA é uma organização independente, fundada em 2004 e composta por mais de 80 jurados que representam os principais meios especializados a nível mundial. São distinguidos os melhores automóveis nas seguintes categorias: Design, Citadino, Luxo, Desportivo e Carro Mundial do Ano.

Oficialmente lançado em janeiro de 2004, foi desde sempre objetivo da organização dos WCA refletir a realidade do mercado global, bem como para reconhecer e premiar o melhor da indústria automóvel.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Mais artigos em Notícias