Notícias Os 100 anos da Mazda concentrados num minuto

Arranque a Frio

Os 100 anos da Mazda concentrados num minuto

A Mazda celebra 100 anos e as comemorações arrancam com este pequeno filme que concentra num minuto alguns dos seus mais marcantes automóveis.

Mazda MX-5. Todas as gerações
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel
Ver vídeo

A Mazda celebra 100 anos: de produtor de cortiça em Hiroshima a um dos construtores automóveis mais aclamados em engenharia, design e prazer de condução — ou melhor, jinba ittai na linguagem da marca.

A história do “eterno pequeno construtor” tem sido marcada por uma atitude constante de desafio às convenções, que tanto vemos nos seus automóveis como nas soluções tecnológicas que os acompanham, e até no design, como a mais recente linguagem Kodo tão bem o demonstra.

O pequeno filme é apenas o início das celebrações do seu 100º aniversário que são irão estender por todo o ano.

Mazda 100 anos

Nele podemos ver alguns dos momentos mais marcantes da sua história: desde o mínimo R360 à vitória em Le Mans em 1991 com o 787B. Do Cosmo Sport 110S ao RX-7, sem esquecer o já lendário MX-5. E mesmo por baixo do capot: do motor Wankel ao único motor a gasolina de ignição por compressão em produção, o Skyactiv-X.

A Mazda celebra 100 anos, mas já tem os olhos postos no futuro, com a entrada em comercialização este ano do novo MX-30, o seu primeiro elétrico — e esperem mais surpresas brevemente… 

VÊ TAMBÉM: Ao volante do renovado Mazda2. Afinal o que mudou?

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Mazda RX-7
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso