Notícias Oficial. Mazda está a desenvolver motores de 6 cilindros em linha e plataforma RWD

Antevisão

Oficial. Mazda está a desenvolver motores de 6 cilindros em linha e plataforma RWD

O futuro próximo da Mazda promete, com o divulgar do desenvolvimento de dois motores de seis cilindros em linha que encaixarão numa nova plataforma RWD.

Mazda Vision Coupe

Durante a apresentação dos resultados financeiros da Mazda — o ano fiscal japonês terminou a 31 de março —, foi um pequeno ecrã sobre os investimentos a médio prazo que roubou todas as atenções: dois novos motores de seis cilindros em linha estão nos planos da marca de Hiroshima!

Os resultados financeiros em si não foram os mais brilhantes — as vendas globais baixaram 4%, assim como os lucros (de cerca de 1,18 mil milhões para 672 milhões de euros) —, mas as expetativas para o próximo ano e seguintes são animadoras.

Primeiro, pela chegada do novo e impactante Mazda3, cuja comercialização foi iniciada recentemente; assim como a chegada para breve do CX-30, o novo SUV com base Mazda3, dois modelos que têm tudo para reverter a tendência decrescente dos resultados da Mazda deste último ano.

VÊ TAMBÉM: Testámos o novo Mazda3 SKYACTIV-D com caixa automática. Uma boa combinação?
Mazda Vision Coupe
O Mazda Vision Coupe Concept de 2017 poderá ser, afinal, uma previsão de um novo modelo de produção, com motores de seis cilindros em linha e tração traseira.

Não um, mas dois motores de seis cilindros em linha

No entanto, a revelação de que a marca está a desenvolver dois motores de seis cilindros em linha apanhou todos de surpresa. São dois, porque um será a gasolina e outro a… gasóleo. O bloco a gasolina recorrerá à revolucionária tecnologia SKYACTIV-X, enquanto o novo SKYACTIV-D, de acordo com o construtor, fará parte de uma nova geração de propulsores Diesel.

Como se esta notícia não fosse já entusiasmante o suficiente, estes dois blocos estão integrados em conjunto com o desenvolvimento de uma nova arquitetura para veículos de maiores dimensões (acima do Mazda3), com a marca a anunciar para os seus novos motores um posicionamento longitudinal.

O que é que isto significa? Bem, um posicionamento longitudinal do motor significa, por norma… tração traseira — o único Mazda com tal arquitetura atualmente é o pequeno MX-5 — e isso é a “cereja em cima do bolo”.

As novidades sobre esta nova arquitetura não se ficam por aqui, já que possibilitará também tração integral (i-Activ AWD), integrará um sistema mild-hybrid de 48 V, estando preparada ainda para variantes híbridas plug-in.

Mazda Vision Coupe Genebra 2018
Depois de ter sido dado a conhecer, pela primeira vez, no Salão de Tóquio de 2017, o Mazda Vision Concept foi a Genebra arrebatar o título de “Concept do Ano”

Que comece a especulação

Em 2017 a Mazda apresentou o soberbo Vision Coupe Concept (nas imagens), uma longa, elegante e visualmente soberba berlina de quatro portas. Na altura, julgámos que se tratasse apenas de um concept demonstrador da sofisticada evolução do Kodo Design, mas agora, talvez tenhamos de o reconsiderar como algo mais…

As proporções do Vision Coupe Concept indicam tratar-se de um tração traseira, com um longo capot e habitáculo recuado a caracterizarem-no. Será que era, afinal, uma previsão do que vem aí com a nova arquitetura e motores de seis cilindros em linha?

Subscreve o nosso canal de Youtube.

De momento temos mais perguntas do que respostas, sobretudo relativas ao futuro do Mazda6. Estará a Mazda a preparar-se para subir o posicionamento do Mazda6, ou terá ambições maiores, com um novo topo de gama acima do Mazda6?

São públicos os esforços da Mazda em elevar o seu posicionamento no mercado, aproximando-a das referências premium, pelo que um novo topo de gama encaixaria perfeitamente nessa estratégia. A reforçar essa teoria, na mesma apresentação dos resultados financeiros a que tivemos acesso, a Mazda revela a intenção de alargar o intervalo de preços da sua gama de produtos a médio prazo, o que também abona em favor de uma “criatura” acima do Mazda6.

Mazda Vision Coupe Concept

Seja o que for o que a Mazda tem planeado, saberemos em breve — em 2020 celebra-se o primeiro centenário da marca e a apresentação de um novo topo de gama parece ser o presente mais indicado para dar a si própria…

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Mazda RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso