Vídeos

Testámos o Audi SQ2 (vídeo). Por 60 mil euros, era este que escolhias?

O Guilherme testou em vídeo o novo Audi SQ2, o mais potente e rápido dos Q2. Mas o novo SUV desportivo compacto parece deixar mais perguntas que respostas.

SUV compacto desportivos? O fenómeno SUV continua a expandir-se. Estão a ocupar um espaço semelhante na hierarquia automóvel ao dos hot hatchporque não chamar-lhe de hot SUV? — pelo que é com alguma curiosidade que abordamos máquinas como o novo Audi SQ2.

“Poder de fogo” pelo menos não lhe falta. Por baixo do capot encontramos o ubíquo EA888, com 2.0 l de capacidade, quatro cilindros em linha, turbo, e 300 cv e 400 Nm de binário máximo.

Em conjugação com a caixa de dupla embraiagem de sete velocidades S Tronic e a tração às quatro rodas é capaz de impulsionar o compacto SUV até aos 100 km/h em meros 4,8s e atingir uns eletronicamente limitados 250 km/h — valores muito respeitáveis, equiparados ou até melhores que muitos hot hatch de referência…

VÊ TAMBÉM: Testámos o Skoda Kodiaq RS, um SUV de 7 lugares… “desportivo”. Faz sentido?
Audi SQ2

É o mesmo hardware que podemos encontrar no CUPRA Ateca e no “nosso” Volkswagen T-Roc R, alternativa e rival interno, mas também não difere muito das soluções e números que podemos encontrar naquele que deverá ser o seu principal rival, o BMW X2 M35i.

Será que os números de muito bom nível se traduzem também nas sensações ao volante? É altura de passar a palavra ao Guilherme:

Por 60 mil euros, era o Audi SQ2 que escolhias?

Não é de todo barato, e pelo valor pedido existem mais opções desportivas, sejam SUV ou até hot hatch. Será a opção certa? Bem, vai depender sempre daquilo que valorizas ou até necessitas.

O Volkswagen T-Roc R apresenta prestações idênticas e é mais barato — o Audi SQ2 contra-ataca com um interior de gabarito superior —, e o CUPRA Ateca, com preço similar, oferece mais espaço. Mas porquê deixar os hot hatch de fora? SEAT Leon CUPRA, Volkswagen Golf R, e fora da esfera do grupo alemão temos o Honda Civic Type R, o Hyundai i30 N, ou o Renault Mégane R.S.

Sim, maior parte deles com tração dianteira, mas todos eles oferecem o mix certo de usabilidade diária, prestações e aptidões dinâmicas que tornaram os hot hatch tão apetecíveis.

Sabes responder a esta?
A Audi RS2 Avant foi o resultado de uma parceria entre a Audi e a…
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2

Mais artigos em Testes

Os mais vistos