Antevisão

Já sabemos a potência dos futuros Golf GTI, Golf R e Golf GTD

O novo Volkswagen Golf quer ser mais eficiente, mas a performance não foi esquecida — Golf GTI, Golf GTD e Golf R serão revelados em 2020.

Ainda mal recuperámos da revelação de ontem ao final da tarde do novo Volkswagen Golf — a oitava geração — e as novidades ainda não pararam de cair sobre o pequeno familiar germânico.

O discurso da Volkswagen para o novo Golf girou muito à volta da sua eficiência acrescida e consumos reduzidos. São cinco as versões eletrificadas, três mild-hybrid (eTSI) e duas híbridas plug-in (eHybrid); motores TSI a recorrer ao mais eficiente ciclo Miller; há ainda uma versão TGI (gás natural)… e não faltou à chamada o TDI, que promete emissões NOx reduzidas em 80%.

Se a eficiência e as baixas emissões estão na ordem do dia — os regulamentos assim o obrigam —, haverá espaço para a performance e diversão no novo Volkswagen Golf?

A NÃO PERDER: Este é o novo Volkswagen Golf. Tudo sobre a nova geração
VOLKSWAGEN GOLF GTI TCR
O GTI TCR foi a última versão desportivo do Golf 7 que conhecemos. Estará de regresso no Golf 8.

Claro que sim — a Volkswagen não se coibiu de revelar desde já que, durante o próximo ano, deveremos conhecer os Golf GTI, Golf GTI TCR, Golf GTD e Golf R que se juntarão ao Golf GTE revelado ontem. Todas as bases parecem estar cobertas.

Cavalos, cavalos, queremos muitos cavalos…

Fontes internas da Volkswagen em declarações à Razão Automóvel, adicionaram à revelação das versões “de corrida” do novo Golf os números de potência que cada uma destas versões terá.

Assim, começando pela sigla que começou tudo, o Golf GTI, este permanecerá fiel ao EA888, que é como quem diz, o ubíquo e excelente 2.0 TSI. No novo GTI alcançará os 245 cv — a mesma potência do Golf GTI Performance que testámos há 18 meses. É também o mesmo número de cavalos do novo Golf GTE, que casa o 1.4 TSI com um motor elétrico e a caixa DSG de seis velocidades — adivinha-se um futuro comparativo…

Volkswagen Golf GTI Performance © Thom V. Esveld / Razão Automóvel
Volkswagen Golf GTI Performance

Parece pouco? O GTI será acompanhado por um Golf GTI TCR — o único para o qual não obtivemos um valor de potência. No entanto, considerando os 290 cv do GTI TCR atual — uma despedida em grande da geração atual —, é de esperar que o novo iguale, pelo menos, este valor.

Acima do GTI TCR está o Golf R. Tal como o GTI, e como acontece com o Golf R atual, continuará a usufruir dos préstimos do mesmo EA888. A diferença está no número de cavalos, que sobem dos 300 cv atuais para ainda mais sumarentos 333 cv. Como sempre, o Golf R terá tração às quatro rodas (4Motion).

Volkswagen Golf R
Volkswagen Golf R

Ao contrário do que vimos noutros Golf 8, os Golf GTI, Golf GTI TCR e Golf R não serão hibridizados, tal como o futuro Golf GTD não o deverá ser. O último membro da família dos Golf rápidos manterá o EA288, ainda que atualizado, do antecessor. A potência também subiu — pela primeira vez o GTD atinge os 200 cv (184 cv no antecessor).

Volkswagen Golf GTD © Thom V. Esveld / Razão Automóvel
Volkswagen Golf GTD

Venha de lá 2020…

Sabes responder a esta?
Em que ano foi criado o Volkswagen Golf Turbo de Franco Sbarro?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Volkswagen Golf Turbo Sbarro (1983). Um segredo bem guardado

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos