Notícias Tenham medo, muito medo. Esta é a nova Audi RS6 Avant

Apresentação

Tenham medo, muito medo. Esta é a nova Audi RS6 Avant

Primeiro modelo da ofensiva RS que a Audi quer completar até ao final do ano, a nova RS6 Avant chega com um V8 biturbo mild-hybrid, 600 cv e… muita atitude.

Audi RS6 Avant

Há cerca de duas semanas, revelámos-te que até ao final do ano íamos conhecer seis novos Audi RS. Agora, trazemos-te os detalhes do primeiro exemplar desta “ofensiva RS”, a RS6 Avant que chega assim à sua quarta geração.

Esteticamente, a RS6 Avant mudou (e muito) face às A6 “normais”. Assim, apenas partilha com estas as portas dianteiras, o tejadilho e o portão da bagageira, sendo que todos os restantes painéis são novos — ao ser uns substanciais 80 mm mais larga que a A6 Avant, obrigou a criar novos guarda-lamas dianteiros e traseiros, assim como novas portas traseiras.

Ainda no exterior, destaque para o novo capot, os faróis mais finos, a grelha em preto gloss exclusiva e as entradas de ar nos pára-choques (que não escondem a inspiração no R8). Já as jantes são de série de 21” ou opcionalmente de 22”. No interior surge, como não podia deixar de ser, o Virtual Cockpit.

VÊ TAMBÉM: Afinal, quantos cavalos debita o novo Toyota GR Supra?
Audi RS6 Avant
Ao todo a RS6 Avant só partilha três painéis com as outras A6 Avant.

Potência não lhe falta

Dotado do mesmo V8 biturbo de 4.0 l (EA825) que podemos encontrar no Porsche Panamera ou no Lamborghini Urus, se há coisa que não falta à RS6 Avant é potência, oferecendo 600 cv e 800 Nm de binário (mais 40 cv e 100 Nm), valores que lhe permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,6s e atingir os 250 km/h de velocidade máxima, que podem subir para os 280 km/h ou 305 km/h, caso optemos pelos packs Dynamic e Dynamic Plus, respetivamente.

Audi RS6 Avant
No interior para além do Virtual Cockpit destacam-se os bancos em pele e Alcantara e o volante desportivo.

Associado a este motor surge ainda um sistema mild-hybrid de 48 V que permite reduzir os consumos. Ainda a pensar na eficiência, a Audi equipou a RS6 Avant com um sistema que permite desativar até metade dos cilindros.

TESTE: Audi A6 40 TDI testado. The Lord of the… Autobahn

Dotada com o sistema quattro e caixa automática de oito velocidades com launch control, a RS6 Avant distribui a potência pelos dois eixos na proporção 40/60. Já quando se opta pelos pacotes Dynamic e Dynamic Plus a RS6 Avant recebe um diferencial central desportivo que permite enviar até 70% da potência para a dianteira ou 85% para a traseira.

Audi RS6 Avant
As entradas de ar nos pára-choques foram buscar inspiração às do R8.

Suspensão

A RS6 Avant surge equipada com uma suspensão adaptativa a ar, com esta a dispor de vários modos. Com esta suspensão, a RS6 Avant circula 20 mm mais baixa, sendo que a partir dos 120 km/h desce mais 10 mm. Já como opcional está disponível uma suspensão (ainda mais) desportiva, que integra o sistema Dynamic Ride Control — une os amortecedores diagonalmente, permitindo reduzir os movimentos de carroçaria.

VÊ TAMBÉM: Audi RS4 Avant regressa ao mercado e já sabemos quanto custa

Segundo a Audi, a nova RS6 Avant deverá chegar ao mercado alemão e a alguns mercados europeus (será que o português é um deles?) no primeiro trimestre de 2020, sendo que, para já, a marca alemã ainda não revelou quanto vai custar o primeiro modelo da “ofensiva RS”.

Atualizado a 26 de agosto de 2019: Foi corrigida a origem do motor, que não é o mesmo da antecessora, a RS 6 (C7), mas sim trata-se de uma nova unidade, concebida originalmente pela Porsche.

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada do Skoda Kodiaq RS?