Notícias Mercedes-Benz antecipa o futuro do luxo com o Vision EQS

Salão de Frankfurt 2019

Mercedes-Benz antecipa o futuro do luxo com o Vision EQS

O Salão de Frankfurt foi o palco escolhido pela Mercedes-Benz para revelar o Vision EQS que antecipa o futuro topo de gama elétrico da marca de alemã.

Mercedes-Benz Vision EQS

Depois de já ter apresentado os EQC e EQV, a Mercedes-Benz revelou no Salão de Frankfurt (um palco onde já vimos, ao vivo, modelos como o Land Rover Defender ou o Volkswagen ID.3) o Vision EQS, a sua visão daquilo que será a berlina de luxo sustentável do futuro.

Com chegada prevista para 2021, o Vision EQS terá como principais concorrentes modelos como o Tesla Model S, o Audi e-tron GT e o futuro Jaguar XJ (que também será elétrico). Curiosamente, a chegada deste topo de gama elétrico não deverá levar ao desaparecimento do Classe S.

Esteticamente o Vision EQS segue as pisadas do EQC, abandonando a grelha dianteira (no seu lugar surge um painel preto onde a estrela de três pontas surge iluminada por mais de 188 LED). Já na traseira o maior destaque vai para a faixa iluminada que atravessa toda aquela secção e que é composta por 229 estrelas de três pontas em LED.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Frankfurt 2019 estão aqui
Mercedes-Benz VISION EQS

Quanto ao interior deste protótipo, esse foi buscar inspiração ao mundo dos iates de luxo, destacando-se (como seria de esperar) a forte aposta tecnológica, a presença de uma versão melhorada do sistema MBUX e ainda o recurso a vários materiais reciclados.

VÊ TAMBÉM: Achas que é um Classe G? Olha melhor

Uma plataforma para o futuro?

Na base do Vision EQS encontra-se uma nova plataforma desenvolvida com recurso a aço, alumínio e fibra de carbono e projetada apenas para modelos elétricos, e que, de acordo com a Mercedes-Benz, pode ser usada como plataforma de uma série de modelos diferentes (um pouco à semelhança do que a Volkswagen fez com a MEB).

A dar vida ao Vision EQS encontram-se dois motores elétricos (um em cada eixo) que lhe permitem dispor de tração integral que são capazes de enviar potência para cada roda de forma individual e lhe oferecem uma potência de cerca de 350 kW (470 cv) e um binário máximo de aproximadamente 760 Nm.

VÊ TAMBÉM: É a vez da Toyota lançar a sua ofensiva elétrica
Mercedes-Benz Vision EQS
Pode parecer uma nave espacial, no entanto a inspiração para o interior do protótipo da Mercedes-Benz veio dos… iates.

Estes números permitem ao luxuoso protótipo da Mercedes-Benz cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de 4,5s e atingir uma velocidade máxima superior a 200 km/h. A alimentar os dois motores elétricos encontra-se uma bateria de aproximadamente 100 kWh de capacidade e que permite uma autonomia de até 700 km (já segundo o ciclo WLTP).

Quanto ao carregamento, o Vision EQS pode recorrer a carregadores com 350 kW de capacidade (ou seja, a capacidade máxima dos carregadores da rede IONITY), sendo que quando recarregado num posto com essa capacidade o Vision EQS é capaz de repor até 80% da bateria em menos de 20 minutos.

VÊ TAMBÉM: Limites de velocidade em todas as “autobahn”? Pode acontecer por causa das emissões
Mercedes-Benz Vision EQS
O Vision EQS apresenta proporções um pouco diferentes do que é habitual nas berlinas. O capot é bastante curto e o tejadilho apresenta uma considerável inclinação. E as rodas? 24″!

Autónomo q.b.

Para já o Vision EQS apenas é capaz de condução autónoma de nível 3, um nível que em muitos mercados ainda não é legalmente permitido, mas, no entanto, não se ficará por aqui, com a Mercedes-Benz a referir que é possível torná-lo completamente autónomo no futuro, ou seja nível 5.

VÊ TAMBÉM: Existe uma BMW M5 Touring com o V12 do McLaren F1
Mercedes-Benz Vision EQS
O protótipo da Mercedes-Benz conta com umas massivas jantes de 24”.

O Mercedes-Benz Vision EQS integra-se na estratégia “Ambition 2039” com a qual a marca de Estugarda pretende alcançar uma frota de carros novos neutros em emissões de CO2 no espaço de apenas 20 anos. Para tal, a Mercedes-Benz aposta, para além dos modelos elétricos, em tecnologias como o fuel cell e até na área dos combustíveis sintéticos, os “E-fuels”.

Mercedes-Benz Vision EQS
Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Mercedes-Benz CLA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

CLA 180 d. Testámos o “menino-bonito” da Mercedes-Benz