345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado por Audi Audi

Estes são os 5 níveis de condução autónoma

Uma cidade com automóveis que circulam de forma completamente autónoma não é um cenário tão longínquo quanto possas imaginar. Mas até à condução autónoma total, existem cinco patamares a atingir.

audi a8 ai

A par da eletrificação, o carro do Futuro promete ser 100% autónomo. Esta condução autónoma terá consequências, sendo a segurança o campo que sai mais beneficiado com a evolução destas tecnologias.

Com a mobilidade elétrica em fase de implementação, os automóveis que se conduzem completamente sozinhos, com ou sem seres humanos ao volante, prometem ser a próxima etapa na evolução do transporte.

Os 5 níveis de condução autónoma

Para nos ajudar a compreender os cinco níveis de condução autónoma, temos o conjunto de normas concebidas pela Sociedade de Engenheiros Automóveis (SAE).

Estas normas foram atualizadas recentemente e têm em conta não só o papel dos três intervenientes principais — condutor, sistema de condução autónoma e restantes sistemas do automóvel —, como também os aspetos que regem a utilização do Automóvel: a velocidade, a geografia, o tipo de estrada, o ambiente, o tráfego e a medição do tempo.

Nível 0 — Sem condução autónoma

Aqui ainda não existe condução autónoma, sendo a antecâmara da condução autónoma e a realidade em que temos vivido. Neste nível é ao condutor que cabe controlar a todo o momento o veículo, ainda que recebendo alertas dos sistemas de ajuda à condução, para fazer as necessárias correções — é o caso do aviso de saída de faixa ou de alerta de colisão frontal.

Nível 1 — Assistência ao condutor

Neste nível entramos no capítulo da condução autónoma, com o automóvel a dispor já de sistemas de assistência que intervêm na direção ou na aceleração e travagem, mas nunca nas duas ao mesmo tempo.

audi q2
O Audi Q2 está disponível com Cruise Control Adaptativo que acelera e desacelera o carro (tem Active Lane Assist e assistente de trânsito, mas aqui já estamos no Nível 2). Está também disponível com Auxílio de Estacionamento que intervém apenas na direção, uma funcionalidade também de nível 1.

Nível 2 — Automatização parcial

Ao contrário do que acontece na etapa anterior, neste Nível 2, os sistemas de assistência já podem intervir, em simultâneo, seja na direção, aceleração e travagem — é o caso, por exemplo, do Traffic jam Assist.

Tudo isto é operado com base em informações das condições do trânsito e da estrada, embora sempre na expetativa de que o condutor esteja atento e pronto para assumir os comandos do Automóvel.

Audi traffic jam assist
Com o traffic jam assist e até aos 65 km/h, o carro é capaz de travar, acelerar e sempre que as condições da estrada permitirem, manter a trajetória.

Nível 3 — Automatização condicional

Aqui o chamado sistema de condução autónoma já executa algumas tarefas específicas completas, como é o caso do Traffic Jam Pilot que encontramos no Audi A6*, A7*, A8* e Q8*. Este sistema é capaz de assumir o controlo completo do veículo em situações de trânsito intenso, podendo solicitar a intervenção do condutor apenas em situações pontuais.

Audi q8
Audi Q8

Contudo, também aqui, o sistema conta permanentemente com o condutor para que, em situações menos habituais, assuma os comandos.

Nível 4 — Alta automatização

Lembras-te do Audi Elaine? É um concept de nível 4, a antecâmara da automação completa. Neste nível, a tecnologia toma conta de todos os aspetos relacionados com a condução do automóvel, quando por percursos pré-definidos e segundo as condições do momento.

audi elaine
Audi Elaine

Neste cenário, o condutor pode transferir a tarefa da condução para o automóvel. Depois de sair do percurso definido, o sistema solicita a intervenção do condutor. Caso este não responda o automóvel é capaz de parar, sozinho, em segurança.

Nível 5 – Automatização total

Nível máximo da condução autónoma, no qual os sistemas existentes no automóvel conseguem assumir todos os aspetos da condução, seja em que tipo de estrada e condições for, prescindindo totalmente do ser humano.

audi aicon concept condução autónoma
O Audi Aicon é um concept equipado com o nível 5 de condução autónoma.

O ser humano só intervém na condução se assim o desejar ou se o automóvel permitir, já que a presença de comandos de controlo como o volante e pedais não é necessária.

*Esta tecnologia ainda não está disponível, aguarda o enquadramento legal necessário para poder ser disponibilizada para utilização na via pública.

O tempo médio de leitura são 00:00

Ainda só usaste

00:00

Queremos devolver o tempo que usarás a ler estas 15 edições.
Para isso a Audi juntou-se a nós. Fruto do conceito da 25ª Hora, vamos oferecer uma Experiência Audi inesquecível!

Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live para sortearmos o vencedor!
Para participares, deixa-nos o teu contacto de e-mail.

Pssst! Não te preocupes, os teus dados estão seguros connosco. Consulta aqui a nossa política de privacidade.