Ensaio Conduzimos o Tesla Model S P100D. Que tiro foi esse?

Desde 87 250 euros

Conduzimos o Tesla Model S P100D. Que tiro foi esse?

O Tesla Model S P100D é um modelo surpreendente a todos os níveis. Todos! Performance avassaladora, muito conforto e tecnologia de ponta num produto onde apenas a plataforma não acompanha este conjunto de superlativos.

Tesla Model Ver vídeo

Foi a primeira vez que testei um Tesla Model S P100D para a Razão Automóvel. Já o tinha feito, mas não durante o tempo suficiente. Por esse motivo (e não só…), era um teste há muito aguardado.

E que não restem dúvidas. A Tesla deu uma verdadeira lição de inovação a todo o mundo, não só ao nível da sua visão para o automóvel, mas acima de tudo para o futuro da mobilidade. E quando digo todo o mundo falo das marcas de automóveis e não só como veremos adiante…

Tesla Model S P100D

Sobre o Tesla Model S P100D julgo ter dito praticamente tudo no vídeo. O interior é bem construído mas não está ao nível dos 152 750 euros (na versão P100D) que a Tesla pede. Adequa-se aos 85 000 euros da versão 75D, mas neste patamar exigia-se um pouco mais.

Ainda assim, este valor justifica-se. Nem que seja pela possibilidade de poder andar todos os dias num automóvel capaz de obliterar 99% dos automóveis em aceleração.

Em termos tecnológicos também surpreende. Surpreende não só pela capacidade tecnológica em todos os domínios mas também pelo otimismo. O sistema Autopilot funciona muito bem, mas é demasiado otimista na altura de assumir a direção do Tesla Model S P100D.

Tesla Model S P100D
O ecrã onde escrevi estas linhas é mais pequeno do que o do Tesla.

Bem sei que não podemos tirar as mãos do volante, mas é a própria Tesla que nos desafia a fazê-lo. Porque é possível não tocar no volante do Tesla Model S P100D durante longos períodos.

A NÃO PERDER: Objetivo atingido. Tesla Model 3 produzido ao ritmo de 5000 unidades por semana

Sobre a capacidade dos motores elétricos e da autonomia das baterias nada dizer. Consegui fazer mais de 400 km sem stress absolutamente algum e inclusivamente fazendo (às vezes…) o gosto ao pé direito.

Eu sei, eu sei. Os fanáticos do hyper-milling conseguem até valores superiores aos anunciados (613 km NEDC) mas eu pratiquei uma condução normal.

Em termos de aceleração, a minha reação diz tudo. É ABSURDA! Recordou-me uma música brasileira de gosto discutível que se tornou viral no YouTube. Que tiro foi esse? Da paz absoluta a bordo para uma aceleração estonteante em menos de nada!

tesla model S P100D
O momento em que confirmamos que queremos a potência máxima.

Calcanhar de Aquiles do Tesla Model S P100D? Sem dúvida o chassis. Em termos de conforto é competente mas em termos dinâmicos acusa as limitações naturais de um projeto que data do início desta década.

Uma visão holística da mobilidade

Quando à pouco escrevi que a Tesla deu uma lição de inovação ao mundo não falava só da indústria automóvel. Falo de tudo.

RELACIONADO: A Tesla perde dinheiro, a Ford dá lucro. Qual destas marcas é que vale mais?

Com a rede de supercarregadores da Tesla, Elon Musk mostrou-nos que mesmo nos domínios em que parece que só a iniciativa encabeçada por entidades públicas pode dar resposta, a iniciativa privada pode ter uma palavra a dizer.

tesla carregadores
Uma rede privada que funciona e continua a crescer.

A eficácia das soluções preconizadas pela Tesla contrastam com a ineficiência da MOBI.E. Além dos carregadores não funcionarem, são obsoletos e ainda mais grave que isso por oferecerem a energia elétrica não permitem a construção de um modelo de negócio sustentável.

O contraste entre eficácia da iniciativa privada face a esse leviatã a que chamamos de estado, neste caso, não podia ser mais gritante.

Portanto, o Tesla Model S P100D podia até nem ser o automóvel muito bom que é, a Tesla podia nem sobreviver às suas dores de crescimento e falir amanhã. Nada disso beliscaria o mérito de uma marca que veio abanar as fundações centenárias da indústria automóvel.

Mas chega de considerações, vejam o vídeo. E se quiserem ver tudo aquilo que temos escrito sobre a Tesla ao longo dos últimos 5 anos, cliquem neste link.

tesla model s p100d
Quase dá para dormir uma sesta. Enfim, os genes alentejanos a falar mais alto…

Conduzimos o Tesla Model S P100D. Que tiro foi esse?

Tesla Model S P100D

8/10

Se o comportamento dinâmico e a qualidade do interior fosse superior (face ao preço) dava 9 valores ao Tesla Model S P100D. Os detractores dos elétricos em geral e da Tesla em particular deviam dar uma volta neste P100D antes de falarem.
Os motores de combustão têm os seus encantos, defeitos e virtudes. Sobre os elétricos posso dizer exactamente o mesmo.

Prós

  • Performance
  • Conforto
  • Tecnologia

Contras

  • Idade da plataforma
  • Competência dinâmica

Classificação Euro NCAP: 0/5

€152.750

Preço unidade ensaiada