Notícias Fica a conhecer o novo motor 1.3 TCe do Renault Mégane

Apresentação

Fica a conhecer o novo motor 1.3 TCe do Renault Mégane

O Renault Mégane é o primeiro modelo da marca francesa a receber o novo 1.3 TCe, disponível em três versões. Fomos conhecer o motor, na teoria e prática.

Renault Mégane e Renault Mégane Sport Tourer 1.3 TCe

Com os mais recentes dados e algumas declarações polémicas, os motor Diesel parecem terem os dias contados, parecem… porque na verdade não têm! Ainda assim, é um facto que, desde 2014, tem-se registado a queda de vendas nas motorizações Diesel, em troca por um aumento da procura de motorizações a gasolina, também elas cada vez mais económicas e com custos de produção significativamente inferiores para os construtores.

Obrigada a evoluir nas propostas a gasolina, a Renault acaba de apresentar o novo motor 1.3 TCe — T(urbo) C(ontrol) E(fficiency) —, que irá abranger quase toda a gama de modelos do construtor.

O novo bloco é o resultado da partilha de componentes entre a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e o grupo Daimler e foi totalmente desenvolvido em conjunto. Sim, é o mesmo motor que encontramos no Mercedes-Benz Classe A ou no Nissan Qashqai.

RELACIONADO: Ao volante do renovado Renault Kadjar. Objetivo? Perseguir Qashqai e companhia
Renault Mégane e Renault Mégane Sport Tourer 1.3 TCe 2019

Com a aplicação de algumas tecnologias inovadoras foi possível aumentar a potência e o binário, diminuindo os consumos e as emissões poluentes. O resultado é um desempenho geral melhorado e uma acrescida agradabilidade na condução.

Renault Mégane estreia motor

A Renault optou por estrear a nova motorização no Renault Mégane, modelo importante no sempre concorrencial segmento C, e com três variantes do mesmo bloco com diferentes níveis de potência.

Renault Mégane e Renault Mégane Sport Tourer 1.3 TCe 2019

 

A atual geração do Renault Mégane surgiu em 2016 mas ainda se mantém como uma referência no segmento, seja a nível tecnológico com os avançados sistemas de ajuda à condução, seja com elevados níveis de conforto e espaço, ou mesmo com uma dinâmica apurada e ainda mais destacada nas versões GT Line.

Sucesso
Em quase 25 anos de história, o modelo já conheceu seis vitórias do ranking do automóvel mais vendido no país. Nos últimos 16 anos, só uma vez não esteve no Top 5 das vendas.

O modelo dispensa apresentações. Nas novas versões de 140 e 160 cv é possível tirar melhor partido da tecnologia MULTI-SENSE, que permite ao condutor optar por diversos modos de condução que personalizam o Renault Mégane em função do nosso estado de espírito ou necessidades. São configurados, entre outros, o nível da suspensão, direção, resposta do acelerador e do motor, mas também o ambiente do habitáculo, com cinco cores e três estilos para o painel digital.

Destaques tecnológicos

São três as propostas da Renault para o novo motor 1.3 TCe de injeção direta – TCe 115 FAP, TCe 140 FAP e TCe 160 FAP.

Em comum têm também várias tecnologias. O Bore Spray Coating” é uma tecnologia de revestimento dos cilindros vista originalmente no motor do Nissan GT-R, que melhora a eficiência, através da redução do atrito e otimização da transferência de calor.

Depois, através do aumento da pressão de injeção direta de gasolina até aos 250 bar e do desenho específico da câmara de combustão, é possível obter uma redução do consumo de combustível e emissões de CO2 e uma mistura de combustível/ar mais rica, com melhorias nas prestações.

Renault Mégane e Renault Mégane Sport Tourer 1.3 TCe 2019

Para além disso, tecnologia “Dual Variable Timing Camshaft” controla as válvulas de admissão e de escape de acordo com a carga do motor, conseguindo um maior binário a baixas rotações e mais linear em rotações elevadas. Todas as variantes do motor integram ainda um filtro de partículas (FAP), com o objetivo de reduzir as emissões.

Um motor a gasolina com várias tecnologias e já testado sob o mais recente protocolo WLTP, e compatível com a norma ambiental Euro 6D-TEMP, que entrará em vigor apenas em setembro de 2019. O 1.3 TCe 140 cv com caixa manual anuncia consumos de 6,1 l/100 km, enquanto a versão de 160 cv com caixa automática EDC anuncia consumos de 6,5 l/100 km.

1.3 TCe 115 cv

A versão TCe de 115 cv é, naturalmente, a entrada de gama. Com um binário de 220 Nm às 1500 rpm, e associado a uma caixa manual de seis velocidades, é uma proposta com uma boa relação prestações/consumos/preço a pensar essencialmente no cliente empresarial.

Está disponível com o nível de equipamento Limited nas versões Berlina, Grand Coupé e Sport Tourer, com preços que começam nos 24 254 euros.

Renault Mégane Sport Tourer 1.3 TCe 2019

1.3 TCe 140 cv

Se no meio está a virtude, provavelmente o motor TCe 140 cv será o mais vendido. Com um binário de 240 Nm às 1600 rpm, o motor a gasolina permite andamentos muito interessantes, rivalizando com os melhores Diesel e evidenciando o bom chassis do Renault Mégane.

Esta versão pode ser associada a uma caixa manual de seis velocidades ou à caixa automática de dupla embraiagem EDC de sete velocidades. Em função dos níveis de equipamento — Limited e GT Line — e da carroçaria (Berlina, Sport Tourer ou Grand Coupé) esta versão está disponível desde 24 965 euros (Grand Coupé Limited com caixa manual) até aos 30 124 euros (Sport Tourer GT Line com caixa automática EDC).

Renault Mégane 1.3 TCe 2019

1.3 TCe 160 cv

No topo da oferta do novo motor 1.3 TCe está a versão mais potente com 160 cv associada ao nível de equipamento de topo — Bose Edition — também ela disponível com caixa manual de seis velocidades, ou automática EDC de sete relações. Com um binário de 260 Nm às 1750 rpm, esta é a versão que melhor aproveita o chassis do Renault Mégane, com performances superiores.

Esta versão está disponível apenas nas carroçarias Berlina e Sport Tourer e tem preços que começam nos 28 497 euros e vão até aos 31 524 euros. Em ciclo WLTP, e dependendo da versão, carroçaria e tipo de caixa de velocidade os consumos anunciados para esta versão variam entre os 6,3 e os 6,6 l/100 km.

Mégane é apenas o início

O novo motor 1.3 TCe irá chegar a outros modelos do construtor. É o caso do Renault Captur, do Scénic, do Kadjar — que já tivémos oportunidade de conduzir — e ainda do Talisman, representante da marca para o segmento D. Também o SUV da Dacia, o Duster irá ter uma versão com o novo bloco TCe.

Ao volante

Durante a apresentação do novo bloco 1.3 TCe pudemos experimentar as versões de 140 e 160 cv aplicadas ao Renault Mégane, nas versões Berlina e Sport Tourer ambas com caixa manual. No percurso de cerca de 150 km divididos entre auto estrada e estrada nacional, comprovamos a boa e constante disponibilidade do motor, com uma resposta linear e a permitir bons andamentos. 

VÊ TAMBÉM: Volkswagen T-Cross chega em abril. Todos os preços

Por outro lado verificámos que este é um excelente aliado para tirar partido da boa agilidade do chassis do Mégane. No percurso misto foi anda possível registar médias de consumo entre os sete e os oito litros, o que não nos pareceu demasiado elevado dado o percurso, o andamento e a pouca quilometragem das unidades em ensaio. Como referimos, em breve este motor estará disponível em outros modelos do construtor.

Renault Mégane e Renault Mégane Sport Tourer 1.3 TCe 2019
Sabe esta resposta?
Qual a potência do novo Renault Mégane R.S. Trophy?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Mégane RS Trophy. Deverá o Civic Type R ficar preocupado?