Ao volante

Lexus UX 200. Já conduzimos o PRIMEIRO SUV compacto da Lexus

O Lexus UX chega ao mercado em 2019 e tem pela frente rivais de peso. Mas pelas qualidades que apresentou, o SUV da Lexus não se vai deixar intimidar.

O segmento dos SUV compactos é, por larga margem, aquele que mais cresce na Europa. Atualmente, são poucas as marcas que não estão presentes neste segmento que tantas vendas representa.

Era o caso da Lexus que ainda não tinha, na sua ampla gama de modelos, um SUV compacto. Pois bem, era! Já no próximo ano chega a Portugal o Lexus UX. Um SUV compacto premium com todo o ADN Lexus.

Apontando diretamente a rivais «de peso» deste segmento, como é o caso do Volvo XC40, BMW X2 e Audi Q3, não falta argumentos ao Lexus UX. E nós já tivemos oportunidade de o testar:

VÊ TAMBÉM: Porsche Macan S traz novo e “hot” V6 Turbo e já tem preço para Portugal

Sensação premium

Neste primeiro contacto com o Lexus UX, na versão 200, equipada com o novo motor 2.0 l a gasolina de elevada eficiência térmica — 40% de acordo com a Lexus —, acoplado à nova caixa Direct Shift-CVT, o que ressalta desta experiência foi a atenção ao detalhe.

A Lexus é das últimas marcas a chegar a este segmento, mas fá-lo com um produto muito bem preparado.

À excepção do sistema de infotainment, que continua a requerer um longo período de adaptação, tudo agrada no interior do Lexus UX. Dos materiais à posição de condução, sem esquecer o design dos componentes ou o espaço interior.

CONTACTO: Novo Toyota Corolla 2019. Já testámos o carro mais vendido do mundo
Lexus UX

O Lexus UX gosta de curvas

Na base do Lexus UX encontramos a nova plataforma denominada GA-C. Segundo a marca, esta nova plataforma garante uma elevada rigidez estrutural e, simultaneamente, o centro de gravidade mais baixo do segmento.

Temos o crossover com o centro gravítico mais baixo do segmento. (…) Tivemos uma preocupação com os materiais e com o tato de todos os componentes (no interior). Estreamos um novo material wa shi, (que revela) uma referência estética única a um papel típico japonês.

Chika Kako, diretora de engenharia do Lexus UX

A suspensão do Lexus UX é composta por um esquema MacPherson à frente, enquanto na traseira encontramos um esquema com duplos triângulos sobrepostos. O resultado prático surpreendeu-nos pelo bom compromisso entre dinâmica e conforto.

Lexus UX
Fizemos questão de levar o Lexus UX aos limites durante os test drives dos World Car Awards, e em todo o momento as reações foram muito positivas.

Já em termos de dimensões, temos um modelo que parece mais compacto do que realmente é. As dimensões do novo Lexus UX colocam-no no centro do segmento: 4,495 m de comprimento, 1,520 m de altura, 1,840 m de largura e 2,640 m de distância entre eixos.

O Lexus UX chega ao nosso mercado já em 2019, com preços ainda por definir.

Lexus UX

 

Primeiras impressões

7 / 10
A concorrência é forte mas o Lexus UX chega ao mercado com a lição (muito) bem estudada. A dinâmica é exemplar, o nível de conforto também, e a atenção ao detalhe não nos deixa esquecer em nenhum momento que estamos ao volante de um produto verdadeiramente premium. A pontuação só não é mais elevada porque não tivemos oportunidade de apurar os consumos nem há ainda informação de preços para Portugal. Mas se querem saber, merece mais. O Lexus UX será um dos modelos a ter em conta no próximo ano.

  • Comportamento/conforto

  • Atenção ao detalhe

  • Espaço a bordo

  • Complexidade do sistema de infotainment

Data de comercialização: Setembro 2019


Sabes responder a esta?
Quantas unidades vão ser construídas do Brabus 700 4×4² Final Edition?

Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto

Os mais vistos