Notícias Lexus UX. Este é o inédito crossover compacto da Lexus

Salão de Genebra 2018

Lexus UX. Este é o inédito crossover compacto da Lexus

Estreia em Genebra do Lexus UX, o primeiro crossover compacto da marca, com estilo irreverente, nova plataforma e motorização híbrida.

Lexus UX

O Lexus UX é o primeiro crossover compacto da Lexus, e vimo-lo na sua estreia pública em Genebra. Destaca-se pelo estilo distinto, com a marca a referir-se aos potenciais proprietários como “exploradores urbanos”.

Se na frente encontramos uma nova interpretação da dominante “Spindle Grille”, a traseira é marcada por uma fina barra luminosa composta por 120 LED que afunila em direção ao centro, medindo apenas três milímetros de altura no seu ponto mais estreito.

O Lexus UX pode vir equipado com jantes de 18 e 19 polegadas, que estreiam também um novo design aerodinâmico que permite o fluxo de ar em direção aos travões, mas ao mesmo tempo é capaz de reduzir o atrito aerodinâmico — tem tudo a ver com o desenho dos braços da jante, cuidadosamente modelados em computador e testados no túnel de vento.

Lexus UX

Estreia de nova plataforma

Denominada GA-C, a nova plataforma é estreada pelo Lexus UX que, segundo a marca, garante elevada rigidez estrutural e o centro de gravidade mais baixo do segmento. Além da plataforma, a guerra ao peso por parte da Lexus, faz-se sentir no recurso ao alumínio para as portas, guarda-lamas e capot.

A suspensão do Lexus UX é composta por um esquema MacPherson à frente, enquanto na traseira encontramos um esquema com duplos triângulos sobrepostos, soluções que permitem, segundo a marca, conforto e resposta dinâmica acutilante.

As dimensões do novo crossover colocam-no no centro do segmento: 4,495m de comprimento, 1,520m de altura, 1,840m de largura e 2,640m de distância entre eixos.

RELACIONADO: Lexus. Estilo radical é uma das estratégias da marca

Interior

A Lexus promete para o UX bons índices de visibilidade, onde o painel de instrumentos assume uma posição baixa e os pilares A são estreitos. Como é habitual, é de esperar elevada qualidade de execução do interior e escolha dos materiais. Destacam-se os revestimentos a pele, com o acolchoamento inspirado pela sashiko, uma técnica tradicional japonesa também usada nos uniformes para judo e kendo.

Temos o crossover com o centro gravítico mais baixo do segmento. (…) Tivemos uma preocupação com os materiais e com o tato de todos os componentes (no interior). Estreamos um novo material wa shi, (que revela) uma referência estética única a um papel típico japonês.

Chika Kako, diretora de engenharia do Lexus UX
O nosso Guilherme Costa com Chika Kako, diretora de engenharia do Lexus UX
O nosso Guilherme Costa com Chika Kako, diretora de engenharia do Lexus UX

Sistema híbrido de 4ª geração

O Lexus UX estará disponível, de momento, com duas motorizações. O UX 200, equipado com um novo motor 2.0 litros a gasolina com elevada eficiência térmica — 40% de acordo com a Lexus —, acoplado a uma nova CVT denominada Direct Shift-CVT.

O destaque vai, no entanto, para a estreia da quarta geração do sistema híbrido auto-carregável no UX 250h, com 178 cv, e disponível com tração dianteira ou tração integral (E-Four). O novo sistema híbrido é mais compacto e leve que os anteriores. Tudo alimentado por um novo conjunto de baterias NiMH (níquel-hidreto metálico), que apresenta nova construção e sistema de refrigeração mais compacto e localizado por baixo do banco traseiro.

O UX 250h E-Four garante tração nos dois eixos motrizes através de um motor elétrico localizado no eixo traseiro, com a distribuição de potência pelos dois eixos a ser gerida de forma automática.

Lexus UX

Segurança reforçada a tecnologia

O Lexus UX vem equipado com a mais recente versão do Lexus Safety System + que inclui, entre outros, sistema pré-colisão, e deteção de peões e ciclistas. No campo dos assistentes à condução existe o pacote Lexus Co Drive que integra desde o cruise controlo adaptativo às luzes de máximos adaptativas.

A NÃO PERDER: Todas as novidades do Salão de Genebra 2018 de A a Z

Subscreve o nosso canal de YouTube, e acompanha os vídeos com as novidades, e o melhor do Salão de Genebra 2018.

Sabe esta resposta?
Que velocidade máxima a Hennessey declara para o seu Venom F5?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hennessey Venom F5. Pretendente a carro mais rápido do planeta em Genebra