Carro do ano

SEAT Ibiza. Vencedor Carro do Ano 1994 em Portugal

Dez anos depois de iniciar a sua produção, o SEAT Ibiza conquista a maioria dos votos do júri do carro do ano, dando a segunda vitória à marca espanhola.

Modelo incontornável na história do construtor espanhol, o SEAT Ibiza já tinha ganho fama, não apenas pelo seu design, por Giugiaro, mas também pelos famosos “System Porsche”, que significava motor e caixa de velocidades desenvolvidos em conjunto com a marca alemã.

É atualmente o modelo mais vendido da SEAT, já contando com mais de 5,6 milhões unidades vendidas, ao longo de cinco gerações. Como curiosidade, foi o segundo modelo da marca a receber o nome oriundo de uma cidade espanhola — o primeiro foi o Ronda, derivado do Fiat Ritmo.

Seria a segunda geração, 6K (1993-2002), ainda desenhada por Giugiaro, que levaria a vitória no troféu carro do ano em Portugal (a segunda para a marca), tendo sido também a primeira a ser desenvolvida e produzida já com a marca espanhola totalmente integrada no grupo Volkswagen, partilhando com o Polo a sua base.

RELACIONADO: O primeiro e o último SEAT Ibiza em apenas 1 minuto

Foi um salto considerável a vários níveis relativamente ao antecessor, o que lhe permitiu granjear inúmeros fãs não só em Portugal, mas pela Europa fora, tornando-se um dos principais cartões de visita da marca no mercado europeu.

Desde 2016 que a Razão Automóvel integra o painel de jurados do Carro do Ano em Portugal

Evolução

O SEAT Ibiza foi apresentado com carroçarias de três e cinco portas e derivado diretamente dele existiu o Cordoba, que era efetivamente um Ibiza em carroçaria de três volumes (quatro portas), carrinha (Vario), e sem esquecer o mais curioso deles todos, o Cordoba SX, que ao ter apenas duas portas, podiamos o chamar de coupé.

Em 1999 receberia um restyling expressivo (6K2), ganhando uma nova frente e traseira, e um novo interior.

Como seria de esperar, existiam várias motorizações, a gasolina e gasóleo, mas acabaria por se destacar pelas versões de topo, de foco mais desportivo, como as GTI, e, coube também ao Ibiza estrear a denominação Cupra — de Cup Racing —, em 1997, equipado com um dois litros a gasolina com 150 cv.

SEAT Ibiza
A primeira vez que vimos a denominação Cupra, foi no Ibiza

Algumas versões tornaram-se bastante populares entre os mais jovens, nomeadamente os famosos 1.9 TDI, já que conseguiam fundir dois parâmetros aparentemente inconciliáveis: boas prestações com baixos consumos.

A vitória de Carro do Ano em Portugal em 1994 não seria a última para o SEAT Ibiza. Em 2018, já na sua quinta geração, o Ibiza seria novamente coroado com o troféu Volante de Cristal.

O primeiro campeão do mundo espanhol

O Ibiza também faria história na competição, marcando presença nos ralis em várias categorias. O triunfo maior seria a conquista do campeonato do mundo de ralis na categoria 2.0 l, onde o SEAT Ibiza Kit Car conquistaria o campeonato no seu ano de estreia em 1996. Mas não ficaria por aqui, já que voltaria a conquistar o mesmo título em 1997 e 1998, sendo o carro com mais sucesso de sempre nesta categoria. E sem esquecer que foi o primeiro carro espanhol a ser um campeão do mundo.

Se já não te recordas dele, vale a pena veres o vídeo.

Queres conhecer os restantes vencedores do Carro do Ano em Portugal? É só seguir o link abaixo:

A NÃO PERDER: Conhece todos os vencedores do Carro do Ano em Portugal desde 1985

Sabes responder a esta?
Qual foi o anterior vencedor ao SEAT Ibiza (1994) como Carro do Ano em Portugal?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal

Mais artigos em Clássicos

Os mais vistos