Carro do Ano

SEAT Toledo. Vencedor Carro do Ano 1992 em Portugal

Quando a primeira geração do SEAT Toledo chegou ao mercado, tinha tudo para dar certo, motivo pelo qual em 1992 foi o mais votado entre os júris do carro do ano. Vencedor Carro do Ano 1992 em Portugal

O SEAT Toledo chegou em 1991 como um hatchback de cinco portas, apesar da carroçaria de três volumes, e à semelhança de outros vencedores de edições anteriores, foi desenhado por Giugiaro.

A primeira geração do SEAT Toledo, apresentada no Salão Automóvel de Barcelona, foi o primeiro modelo da marca a ser desenvolvido inteiramente no seio do grupo Volkswagen após a aquisição da marca em 1986, e assentava na plataforma A2, do Volkswagen Golf.

Oferecia uma bagageira de 550 l, e apesar do espaço inferior para pernas nos bancos traseiros face a alguns dos seus concorrentes, devido à plataforma usada, era um automóvel com bons pergaminhos familiares.

Seat Toledo

Mecanicamente, a novidade passava pela adoção de blocos Volkswagen, ao invés dos famosos System Porsche que equipavam os Ibiza e Málaga. Estavam disponíveis motorizações a gasolina e gasóleo, incluindo o famoso 1.9 TDI, com a versão mais potente do SEAT Toledo a estar a cargo de um 2.0 16v a gasolina com 150 cv de potência.

Desde 2016 que a Razão Automóvel integra o painel de jurados do Carro do Ano em Portugal

Toledo em Dakar

Foi no mesmo ano em que venceu o troféu carro do ano, que a SEAT desenvolveu um Toledo com o objetivo de vencer os ralis mais duros do mundo, entre eles o mítico Dakar. O SEAT Toledo Marathon, tinha um bloco 2.1 l com cinco cilindros em linha com 330 cv — cortesia da Audi —, e era construído com um chassis tubular e carroçaria em fibra de carbono, kevlar e resinas de epoxi. Estreou-se em 1993, em Portugal.

SEAT Toledo Marathon
RELACIONADO: Conhece a nova casa da SEAT

Jogos Olímpicos

Recente no mercado, o modelo também esteve associado ao apoio da marca espanhola aos Jogos Olímpicos de Barcelona, onde uma frota estava disponível para uso pelos atletas e organização.

Coube também ao Toledo ser o primeiro SEAT elétrico, ou pelo menos o primeiro protótipo. Tinha apenas 65 km de autonomia e foi usado nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, e posteriormente nos Paralímpicos.

O SEAT Toledo seria substituído em 1998 por uma nova geração que manteve o nome.

Queres conhecer os restantes vencedores do Carro do Ano em Portugal? É só seguir o link abaixo:

A NÃO PERDER: Conhece todos os vencedores do Carro do Ano em Portugal desde 1985

Sabes responder a esta?
Qual o primeiro vencedor de Carro do Ano em Portugal?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal

Mais artigos em Clássicos

Os mais vistos