Blindagem

Já está à venda a Skoda Superb Break… à prova de bala

A Skoda Superb Break é uma proposta familiar por excelência. Para garantir o máximo de segurança para os seus ocupantes, agora podemos comprá-la, pelo menos, no Reino Unido, até com blindagem.

A Skoda Superb Break talvez não seja a escolha mais óbvia para um veículo blindado, mas não seria a primeira vez que revelaríamos automóveis blindados peculiares.

Esta versão blindada da Superb Break foi desenvolvida em parceria entre a Skoda UK (Reino Unido) e uma empresa conversora do Reino Unido. Demorou três anos a ser desenvolvida e, como podemos observar, é praticamente indistinguível da Superb regular.

A Superb garante o cumprimento dos requisitos para uma certificação PAS 300 — Public Available Specification 300, destinada a veículos civis blindados —, o que lhe garante proteção contra balas e vários tipos de engenhos explosivos.

A conversão

Para o conseguir, a Skoda Superb Break foi equipada com vidro à prova de bala, aços de alta resistência e materiais compósitos, apesar de, compreensivelmente, a Skoda não entrar em detalhes técnicos, que permanecerão secretos. Vem também equipada com um sistema de luzes e sirene de emergência.

Baseada na regular Superb Break 2.0 TDI de 190 cv, o sistema de suspensão e travagem foram revistos para lidar com o peso extra, de modo a garantir que o comportamento da grande familiar se mantivesse seguro e preciso, mesmo a velocidades elevadas. Também os pneus são específicos, podendo continuar a rolar, mesmo após ficarem sem ar “permitindo ao condutor chegar a um local seguro após uma explosão” — a expressão “tanque de guerra” parece bastante apropriada para definir esta carrinha familiar…

Segurança tem um preço elevado

Aparte a blindagem, continua a ser a espaçosa, prática, versátil e familiar Skoda Superb Break que conhecemos, mantendo os equipamentos já presentes na restante gama, onde se inclui, nesta versão, o sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de 8″ compatível com Android Auto, Apple CarPlay e GPS. E claro, também traz garantia, de três anos.

O custo desta variante é que pouco ou nada tem a ver com a Skoda, mas compreende-se, dado o tipo de conversão que sofreu. São quase 119 mil libras, ou 135 mil euros e uns trocos, bem mais do dobro do modelo regular.

Skoda Superb Break 2.0 TDI 190 blindada
Sabes responder a esta?
Qual destes motores não faz parte do Skoda Karoq?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Skoda Karoq já tem preços para Portugal (e já está disponível)

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos