Notícias Volkswagen vai abandonar os «pequenos» Diesel em favor dos híbridos

Diesel

Volkswagen vai abandonar os «pequenos» Diesel em favor dos híbridos

Os pequenos propulsores Diesel no Grupo Volkswagen têm os dias contados. Em alternativa, os híbridos tomarão o seu lugar.

Motor Volkswagen tdi

Frank Welsch, diretor de investigação e desenvolvimento da Volkswagen, revelou que os pequenos propulsores Diesel no Grupo Volkswagen têm os dias contados. Em alternativa, os híbridos tomarão o seu lugar.

A próxima geração do Polo — que vamos conhecer ainda este ano — deveria estrear um novo propulsor de 1.5 l Diesel, mas os planos da marca mudaram. As normas de emissões cada vez mais exigentes relativamente aos valores de CO2 e NOx e a menor procura de motores Diesel no segmento B, levaram a Volkswagen a parar o seu desenvolvimento.

Em vez disso, a estratégia do Grupo Volkswagen passa por redirecionar os seus meios para o desenvolvimento de motorizações híbridas com base em propulsores a gasolina de pequena capacidade.

Como seria expetável, a principal motivação para o cancelamento do substituto do actual 1.6 TDI referem-se aos custos. Particularmente o custo dos sistemas de tratamento dos gases de escape, que segundo Welsch, foi determinante para esta mudança estratégica.

2014 Volkswagen CrossPolo e Volkswagen Polo

“Só para os sistemas de tratamento dos gases de escape, os custos adicionais podem ir de 600 a 800 euros,” refere Frank Welsch, em declarações à Autocar, acrescentando que “o sistema de tratamento dos gases de escape é tão caro como o motor em si. Adicionar um motor Diesel ao Polo, corresponde a 25% do custo total do modelo”.

Ainda não existe um calendário definitivo para o fim dos «pequenos Diesel» no Polo, mas o destino já está traçado para o EA827, o atual 1.6 TDI, com o seu fim a acontecer nos próximos três a cinco anos. Também o 1.4 TDI tri-cilíndrico conhecerá idêntico destino.

A alternativa híbrida

Em alternativa, num futuro não muito distante, em vez dos pequenos Diesel, optar-se-á por um pequeno motor a gasolina acoplado a um motor elétrico. Não nos referimos a híbridos como o Toyota Prius, mas a um tipo de hibridização mais simples — conhecidos como mild hybrids — fundamentalmente mais acessíveis que este último.

Herbert Diess e Volkswagen I.D. Buzz

Baseados nos novos sistemas de 48 V, a componente elétrica deverá aumentar a eficácia dos sistemas start-stop, incluir recuperação da energia em travagem e algum tipo de assistência ao motor de combustão interna. Segundo Welsch, estes híbridos são uma resposta económica e viável aos regulamentos de emissões cada vez mais restritivos. Conseguem rivalizar com os pequeno Diesel no que toca a emissões de CO2 e praticamente acabam com as emissões NOx.

No entanto, o fim do 1.5 TDI não implica o fim dos Diesel na Volkswagen. O 2.0 TDI continuará a marcar presença nos mais variados modelos da marca, e conhecerá brevemente uma evolução, naturalmente denominada EA288 EVO, onde Welsch promete grandes resultados ao nível das emissões de CO2 e NOx.