Notícias Audi RS3 e Mercedes-AMG A45. Qual deles consegue um melhor drift?

Vídeo

Audi RS3 e Mercedes-AMG A45. Qual deles consegue um melhor drift?

Mais um vídeo com os mesmos rivais de sempre, mas o objetivo é bem diferente. Não se pretende rapidez nem eficácia, mas sim o melhor momento de... drift.

Drift Audi RS3 vs Mercedes-AMG A45 Ver vídeo

Há qualquer coisa de mágico na manobra de drift, só isso justifica as alterações que são feitas para conseguir protagonizar tais malabarismos. Seja com acessórios oficiais como o drift stick, ou com práticas caseiras em PVC, tudo vale para conseguir soltar as traseiras e conduzir de lado.

Já tínhamos publicado o confronto entre o Audi RS3 e o Mercedes-AMG A45, em que o Audi RS3 surpreende e superioriza-se nas acelerações — é o primeiro hot hatch a atingir a marca dos 400 cv.

Agora, a mesma publicação pegou nos mesmos modelos para tentar ver qual deles se saía melhor no… drift. Agora perguntas tu e muito bem, drift com carros de tração integral?

Drift vs Tração integral

A verdade é que em determinadas situações pontuais de falta de aderência, é possível efetivamente fazer drift com carros de tração integral, e nós já demonstramos isso recentemente com o SEAT Leon Cupra na neve.

No entanto, e na maioria das situações, os eficazes sistemas de tração integral limitam as atravessadelas, não permitindo soltar a traseira, e no limite acabam por criar uma subviragem, que é o que acontece neste vídeo.

Há no entanto exceções, como é o caso do Ford Focus RS, que tendo um sistema de tração integral, tem um diferencial ativo que permite o bloqueio do eixo traseiro a 100% quando selecionado o modo drift. A eletrónica consegue enviar mais potência para as rodas traseiras causando a sensação e comportamento de um automóvel de tração traseira, sem o ser. E é tudo tão fácil que até uma avó consegue fazer drift ao volante de um Focus RS.

Regressando aos dois protagonistas deste vídeo, ambos primam pela eficácia, motivo pelo qual em situações normais e sem uma perda de aderência significativa, não conseguem as tão desejadas acrobacias de drift.

Sabe esta resposta?
Qual o recorde de quilómetros para drift duplo, conseguido pelo BMW M5?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já sabemos o que a BMW estava a tentar fazer.
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Já sabemos o que a BMW estava a tentar fazer.