Notícias Toyota GT86 em drift durante cinco horas e 168 km (!)

Recorde do Guinness

Toyota GT86 em drift durante cinco horas e 168 km (!)

A convite da Toyota South Africa, o jornalista sul-africano Jesse Adams aceitou por às prova as competências dinâmicas do Toyota GT86, numa mistura de drift e endurance.

Caixa manual, tração traseira, chassis muito equilibrado, motor atmosférico e uma potência generosa (ok, podia ser um pouco mais generosa…) tornam o desportivo nipónico numa máquina acessível e relativamente fácil de explorar no limite.

Sabendo disso, o jornalista sul-africano Jesse Adams resolveu por à prova as competências dinâmicas do Toyota GT86 – e as suas próprias capacidades como piloto – através de uma tentativa de superar o Recorde do Guinness para o drift com maior duração de sempre.

A NÃO PERDER Toyota TS050 «arrasa» recorde das 24 Horas de Le Mans

O recorde anterior estava na posse do alemão Harald Müller desde 2014, que ao volante de um Toyota GT86 conseguiu cumprir 144 km de lado… literalmente. Um recorde impressionante, sem dúvida, mas que esta segunda-feira acabou por ser batido por larga margem.

Toyota GT86

No Gerotek, um centro de testes na África do Sul, Jesse Adams não só conseguiu superar os 144 km como chegou aos 168.5 km, sempre em drift, durante 5 horas e 46 minutos. Adams cumpriu um total de 952 voltas ao circuito, a uma velocidade média de 29 km/h.

À exceção de um depósito de combustível adicional, colocado na zona do pneu suplente, o Toyota GT86 utilizado para este recorde não sofreu quaisquer modificações. Tal como no anterior recorde, a pista foi constantemente molhada – de outra forma os pneus não resistiriam.

Todos os dados foram conseguidos através de dois dataloggers (GPS) e enviados para os Guinness World Records. A confirmar-se, Jesse Adams e este Toyota GT86 são os novos recordistas para o drift com maior duração de sempre. Já no que toca ao drift mais rápido do mundo, aí não há quem supere o Nissan GT-R