Histórias

Arnold Benz, o primeiro automóvel a apanhar uma multa de velocidade

O Concours of Elegance de 2017 vai exibir o Arnold Benz, modelo que ficou na história como o primeiro automóvel multado por excesso de velocidade.

Se hoje em dia os limites de velocidade são comuns e ultrapassá-los pode significar uma coima ou até inibição de conduzir, nos primórdios do automóvel, por incrível que pareça, o cenário era semelhante.

E quando refiro aos “primórdios do automóvel”, é mesmo primórdios. Ou seja, ainda no séc. XIX, em 1896, uma escassa década após o surgimento da primeira “carroça sem cavalos”.

Como devem imaginar, automóveis a circular eram muito poucos. No entanto, em Londres, já existiam limites de velocidade para automóveis. E reparem, não só os limites eram absurdamente baixos — apenas duas milhas por hora (3,2 km/h) —, como um homem teria de “abrir” caminho à frente do carro, a pé (!), e a acenar uma bandeira vermelha. Prático, não?

RELACIONADO: Tenho saudades de não ter medo dos radares
Automóveis eram guiados por um homem com bandeira vermelha à frente do automóvel

Walter Arnold, que entre outras atividades, conseguiu uma licença para poder produzir automóveis Benz, criando a Arnold Motor Carriage, ficaria na história como o primeiro condutor a ser multado por excesso de velocidade. O seu carro, denominado Arnold Benz, era derivado de um Benz 1 1/2 hp Velo.

A prevaricação deveu-se não só à ausência do homem da bandeira vermelha, como à velocidade a que se deslocava, quatro vezes superior à permitida — umas «estonteantes» oito milhas por hora (12,8 km/h). Um louco! Foi autuado por um polícia que se deslocava de… bicicleta.

Como resultado da façanha em Paddock Green em Kent, Arnold foi condenado e obrigado a pagar um xelim, mais despesas administrativas. Ironia do destino, pouco tempo depois o limite de velocidade subiria para 14 mph (22,5 km/h) e o portador da bandeira vermelha seria abolido da legislação.

Para celebrar tal facto, foi organizada uma corrida de automóveis de Londres a Brighton, que ficou conhecida como a Corrida da Emancipação, na qual Walter Arnold participou. Esta corrida ainda hoje acontece, destinada a veículos produzidos até ao ano de 1905.

O automóvel no qual Walter Arnold foi multado estará em exibição na edição deste ano (NDR: 2017, ano de publicação original do artigo) do Concours of Elegance, que ocorre em Hampton Court Palace, durante o próximo mês de setembro. Contraponto ao Arnold Benz, também estarão em exposição o Jaguar XJR-9 que venceu Le Mans em 1988, e o McLaren F1 GTR com pintura da Harrods, apesar de não ser esse o que estará exposto.

Mais artigos em Clássicos