Retro
10 glórias do passado do WRC e Dakar em versão século XXI
Glórias do passado do World Rally Cars e Dakar reinventadas que muito dificilmente vão ver a luz do dia — mas sonhar não custa…

No espírito do Dakar e do Campeonato Mundial de Ralis, que começa na próxima semana (NDR: à altura da publicação original do artigo), trazemos-vos hoje um conjunto de exercícios de design hipotéticos que nunca verão a luz do dia, mas que nos trazem para o presente alguma da mística do passado. Confere a lista:
Ford Mustang RS200

O Ford RS200 original foi lançado em 1984 para competir no Grupo B, mas uma alteração nos regulamentos pouco tempo depois não o deixou mostrar todo o seu potencial. Agora, com esta versão Mustang RS200, o “músculo americano” tem tudo para nos deixar com um arrepio na espinha.
RELACIONADO: Ken Block apresenta o seu novo brinquedo, um Ford RS200Abarth 595/695 WRC

Estão a imaginar um tímido citadino a deslizar, por exemplo, no próximo Rally de Portugal? Pois, mas este não é um citadino qualquer, como se pode ver pelo aspecto reguila e destemido. Este Abarth 595/695 é um autêntico pocket rocket que esconde debaixo do capô um motor com mais de 300 cv. Impossível não recordar os tempos do Mini e do Metro no WRC.
RELACIONADO: Abarth 124 GT. Mais estilo e com hardtop em carbonoMercedes-Benz Classe S

Quem disse que uma berlina de luxo não podia ter uma versão de rali? Claro que pode, ainda para mais quando está equipa com um motor V6 biturbo de 3.0 l. Mais uns retoques aqui e ali e não temos dúvidas que esta versão de ralis do Mercedes-Benz Classe S seria um sucesso. Ainda assim, convém não esquecer que o carro que lhe serve de inspiração não era de rali, era de velocidade e resistência. Vê o artigo abaixo:
RELACIONADO: Conheçam a história do primeiro AMG de competiçãoAlfa Romeo Giulia WRC

A julgar pelos mais de 300 km/h de velocidade máxima e 3,9s na aceleração dos 0-100km/h, diríamos que o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio também seria um candidato interessante para a produção de uma versão WRC. Se dúvidas houvessem sobre a sua potência, o Giulia dissipou-as em Nürburgring ao realizar um tempo inclusivamente mais rápido que o Lamborghini Murciélago LP640.
RELACIONADO: A Alfa Romeo faz hoje 108 anos. Nós celebramos assim…Lancia Delta Integrale

A história da Lancia no desporto motorizado é longa e recheada de sucessos, ou não fosse uma das marcas mais proeminentes da segunda metade do século XX. Portanto é mais que justa a homenagem a este fabricante italiano, aqui representado pelo Lancia Delta Integrale. É certo que tão cedo não vamos ver este modelo no mundial de ralis, mas como prémio de consolação sempre podemos assistir ao Lancia Delta EVO E1 de 600 cv a queimar borracha numa prova italiana.
RELACIONADO: Lancia Delta Futurista. A ressurreição de um ícone intemporalVolkswagen Touran WRC

Quando pensamos num carro de rali, um monovolume não é a primeira coisa que nos vem à cabeça, mas este desenho de concept todo-o-terreno prova que a ideia não é completamente descabida. É verdade que o Volkswagen Touran foi descrito pela marca como um “monovolume desportivo”, mas pensámos que não fosse para levar à letra…
RELACIONADO: Volkswagen restaura o Golf BiMotor que participou em Pikes PeakRolls Royce Wraith “Jules”

Lembram-se do Rolls-Royce Corniche que participou no Dakar? Tal como esse modelo, o Rolls Royce Wraith é uma berlina de luxo radical pronta para a aventura. O design requintado mas ao mesmo tempo feroz deste modelo e o motor V12 twin turbo de 6.6 l são suficientes para nos deixar de queixo caído.
RELACIONADO: 12 carros que ninguém esperava ver no Rali DakarAlpine WRC concept

Os planos para o regresso da histórica Alpine já são antigos, e é fácil perceber porquê. Ao longo da segunda metade do século XX, a marca francesa foi responsável por alguns dos desportivos mais entusiasmantes do mercado. O regresso da Alpine esteve marcado para o final do ano passado (NDR: à data da publicação original deste artigo), mas a parceria entre a Renault e a Caterham acabou por não dar frutos — mas um novo Alpine vem a caminho…
RELACIONADO: Teste ao Alpine A110 Première Edition. MAS QUE CHASSIS!Audi TT Quattro

O Audi TT de série é sem dúvida um desportivo que não carece nem de potência nem agilidade, pelo menos no asfalto. Mas será que as suas características off-road são suficientes para superar as exigências de um mundial de ralis? Em teoria, o potencial está lá e a tração também — estamos à espera Audi…
RELACIONADO: Do Audi TT nasceram 11 concepts. Conhece-os a todosPorsche 911 “Safari”

Para último — mas não menos importante — deixámos o Porsche 911, cujas várias versões alcançaram lugares de topo em diversas provas nos anos 60, 70 e 80 — inclusivé vencendo o Dakar. O modelo alemão de alta performance parece-nos o candidato ideal a ter uma versão off-road, até porque quem sabe não esquece.
RELACIONADO: Porsche 911 Safari. Para quem não tem medo da lama e gravilhaFotos: Carwow
Mais artigos em Clássicos
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL