Notícias Do Audi TT nasceram 11 concepts. Conhece-os a todos

Lista

Do Audi TT nasceram 11 concepts. Conhece-os a todos

Foi há 20 anos que foi desvendado o Audi TT, com estilo marcante, que mais parecia um concept. E não faltaram concepts sobre o TT. Reunimos-os a todos.

Audi TT

Já passaram 20 anos mas não parece. O primeiro Audi TT foi dado a conhecer ao público em 1998 e foi impactante. Apesar de não ter sido uma surpresa total, foi sem dúvida uma revelação surpreendente.

Surpreendente porque o primeiro TT era uma derivação fidedigna do protótipo original, conhecido três anos antes, em 1995. Desse protótipo original transitou a coesão, o rigor e a pureza conceptual para o carro que poderíamos comprar, tornando-se rapidamente um fenómeno.

O seu impacto foi significativo. Se existem modelos capazes de mudar a percepção de uma marca, o TT foi definitivamente um deles, tendo sido decisivo para o processo da Audi ser considerada ao mesmo nível das arquirrivais Mercedes-Benz e BMW.

VÊ TAMBÉM: Paris dá a conhecer o novo Audi A1 Sportback

Vinte anos volvidos e três gerações depois, tal como acontece no cinema, o filme original continua a ser melhor do que as sequelas — exceção feita ao Império Contra-Ataca, no universo Star Wars, mas isso é outra discussão.

As duas gerações que se seguiram, nunca conseguiram atingir o mesmo patamar visual do primeiro TT, cuja autoria das referenciais linhas foram definidas por Freeman Thomas e um tal de Peter Schreyer — esse mesmo, o que elevou a Kia a patamares nunca antes imaginados.

Com os recentes rumores de que a próxima geração do Audi TT poderá ser reinventada como um “coupé de quatro portas”, do qual até já existiu um concept, decidimos revisitar o seu passado, onde não faltam propostas conceptuais que já exploravam caminhos alternativos para o futuro do modelo.

Comecemos a viagem…

Audi TT Concept, 1995

Teríamos de começar pelo concept original. Apresentado no Salão de Frankfurt de 1995, o TT Concept significava um corte radical com o passado. Uma estética definida na sua essência por semi-círculos e uma geometria rigorosa, com superfícies (no geral) planas. Rapidamente se fez associação à Bauhaus, a primeira escola de design (sediada na Alemanha), e ao seu design de produtos, reduzindo as formas dos objetos à sua essência, sem distrações visuais.

A surpresa veio em 1998, com o modelo de produção a ser um reflexo fidedigno do concept, com as diferenças a resumirem-se ao volume do habitáculo e alguns detalhes, exigências da linha de produção. O interior seguia exatamente a mesma filosofia do exterior, com um desenho de geometria rigorosa marcado por elementos circulares e semi-circulares.

Audi TTS Roadster Concept, 1995

Nesse mesmo ano no Salão de Tóquio, a Audi revelava o segundo ato, com o Audi TTS Roadster Concept, que previa, tal como o nome indica, a variante descapotável do TT.

Audi TT Shooting Brake Concept, 2005

Em 2005, com o TT de produção a atingir sete anos de vida no mercado, já uma nova geração era esperada. No Salão de Tóquio desse ano, a Audi apresentou um protótipo, o TT Shooting Brake, que previa a segunda geração do modelo.

Pela primeira vez víamos uma carroçaria alternativa aos clássicos coupé e roadster, assumindo o formato shooting brake. Alusão ao BMW Z3 Coupé? Quem sabe… Apesar dos rumores de que chegaria à linha de produção, tal nunca chegou a acontecer.

Audi TT Clubsport Quattro Concept, 2007

No Festival de Wörthersee de 2007, aproveitando o lançamento ainda recente da segunda geração do TT, a Audi apresentou um concept que explorava uma vertente mais radical do desportivo. O TT Clubsport Quattro nasceu do roadster, mas aqui assumia-se como um possante speedster — pára-brisas resumido a quase um defletor, com pilares A muito baixos e nem sequer a capota marcava presença.

Audi TT Clubsport Quattro Concept, 2008

Em 2008, e de regresso a Wörthersee, a Audi apresentava uma versão revista do TT Clubsport Quattro do ano anterior. Surgia com uma nova cor branca e uma frente re-estilizada. O que não mudou foram os argumentos mecânicos — 300 cv extraídos do 2.0 do Audi TTS, tração integral e caixa de dupla embraiagem.

VÊ TAMBÉM: O dia em que a Audi fez um superdesportivo Diesel

Audi TT Ultra Quattro Concept, 2013

Mais uma vez, Wörthersee. A Audi explorava o conceito de um TT de elevadas performances e desta vez, não era só através do aumento de cavalos. O peso foi considerado o inimigo a abater, pelo que o TT Ultra Quattro foi alvo de uma rigorosa dieta — com muito carbono à mistura —, resultando em apenas 1111 kg de peso para pouco mais de 300 cv, comparando-se favoravelmente aos cerca de 1400 kg do TTS de produção, do qual derivava.

Audi Allroad Shooting Brake Concept, 2014

O único concept desta lista que não foi identificado como TT. Apresentado logo no início do ano, no Salão de Detroit, seria o primeiro de quatro protótipos apresentados em 2014 sempre tendo como base o Audi TT.

Tal como o Shooting Brake de 2005, esta nova iteração de 2014 antevia a terceira geração do Audi TT que seria conhecida neste mesmo ano. E como dá para perceber, a influência do mundo dos SUV e crossover, cada vez mais bem sucedidos, era palpável, apresentando proteções em plástico e altura ao solo acrescida — faria sentido um TT de saltos altos?

Além do aspeto aventureiro, o Allroad Shooting Brake também era um híbrido, com o 2.0 TSI a ser acompanhado por dois motores elétricos.

Audi TT Quattro Sport Concept, 2014

Em Genebra, um par de meses depois, a Audi puxava novamente pelos genes desportivos do TT com a apresentação do extremista TT Quattro Concept. Criou “buzz” suficiente ao ponto de quase nos esquecermos que a terceira geração era também apresentada no mesmo salão.

Não só o aspeto era claramente “racing”, como trazia motor e prestações para acompanhar a aparência. Do 2.0 TFSI conseguiram extrair uns fantásticos 420 cv de potência, ou seja, 210 cv/l. Notável, capaz de lançar o TT até aos 100 km/h em apenas 3,7s.

Audi TT Offroad Concept, 2014

Poderia o TT dar origem a uma família de modelos com múltiplas carroçarias? A Audi achou que sim, e no Salão de Pequim, poucos meses após a Allroad Shooting Brake em Detroit, voltou à carga com o tema de um TT “SUVizado”, com este TT Offroad.

A grande novidade era a presença de um par de portas extra dando um cunho mais versátil ao hipotético TT “SUV”. Herdou do Allroad Shooting Brake a motorização híbrida.

VÊ TAMBÉM: Audi Q8. O rival do X6 e GLE Coupé já chegou a Portugal

Audi TT Sportback Concept, 2014

No Salão de Paris de 2014, surgia o TT Sportback, uma berlina com base no TT, ou um “coupé” de quatro portas — como preferirem… Da mesma forma que os TT “SUV” exploravam novos caminhos para expandir o TT a uma família de modelos, o TT Sportback foi igualmente concebido nesse sentido.

Efetivamente o TT Sportback foi o que esteve mais próximo de chegar à produção, e o projeto chegou até receber luz verde para avançar — um rival direto para o Mercedes-Benz CLA. Mas um ano depois deu-se o Dieselgate e a confusão instalou-se. Planos foram revistos, alterados e cancelados para lidar com o escândalo. O TT Sportback não iria acontecer…

…mas o mundo dá muitas voltas. A quarta geração do Audi TT já mexe, e para responder às baixas vendas que a maioria dos desportivos sofrem, o conceito TT Sportback voltou a ganhar protagonismo como o “salvador” do TT. Ao que parece, apesar de ser ainda apenas rumor, pode mesmo ser a única carroçaria que a quarta geração do TT conhecerá. Fará sentido?

Audi TT Clubsport Turbo Concept, 2015

O último concept a derivar do TT até agora feito foi apresentado em Wörthersee em 2015, e é definitivamente o mais extremista dos TT, pronto a atacar qualquer circuito. Por baixo da agressiva aparência do TT Clubsport Turbo estava um monstro de 600 cv, extraídos do pentacilíndrico de 2.5 l do TT RS (240 cv/l !), graças à presença de dois turbos de accionamento elétrico.

Para colocar eficazmente os 600 cv no asfalto, além da tração às quatro rodas, ficou mais largo em 14 cm e ganhou umas coilovers. A caixa de velocidades era… manual. Apenas 3,6s para atingir os 100 km/h são necessários, com este TT a superar os 300 km/h de velocidade máxima (310 km/h).

Futuro

Com substituição prevista para 2020 ou 2021 já se fala na próxima geração, e como já referimos antes, o Audi TT poderá ser reinventado e surgir apenas como uma berlina de quatro portas. Certamente a Audi não perderá oportunidade de testar as águas com a apresentação de mais um ou outro concept nos próximos tempos.