Notícias Esta bateria não usa lítio. O princípio do fim da dependência chinesa?

Baterias

Esta bateria não usa lítio. O princípio do fim da dependência chinesa?

A Northvolt, empresa de baterias sueca, afirma ter concebido uma bateria de sódio com a melhor densidade energética da classe.

Bateria de iões de sódio da Northvolt
© Northvolt

Um dos maiores desafios dos últimos anos, com a transição dos automóveis a combustão para os automóveis elétricos, passa pelo custo elevado das baterias.

O preço das baterias não tem descido ao ritmo que era previsto há uns anos — o preço do kWh chegou mesmo a subir em 2022 —, e por isso é imperativo encontrar alternativas.

Equipa da Northvolt no laboratório das baterias de iões de sódio
© Northvolt Equipa da Northvolt no laboratório das baterias de iões de sódio

Uma das alternativas que tem ganho protagonismo são as baterias LFP (fosfato de ferro-lítio), à volta de 20% mais baratas que as baterias NMC (níquel, manganês, cobalto). Ambas são de iões de lítio, com a diferença de custo a estar nos materiais que as constituem.

Há, no entanto, uma outra alternativa ainda mais acessível: as baterias de iões de sódio. Distinguem-se por não usar lítio e sendo o sódio o sexto elemento mais comum no planeta, conseguem ser 10-20% mais baratas que as LFP. Poderão ser até mais baratas, caso a sua produção seja massificada.

Se as baterias de sódio conseguem ser tão mais baratas, porque não as vemos equipar automóveis elétricos? A principal razão deve-se à sua densidade energética, que é inferior à das baterias LFP, que por sua vez, é inferior à das baterias NMC.

Agora, a empresa sueca Northvolt, uma das maiores fabricantes de baterias na Europa, afirma ter desenvolvido uma nova bateria de iões de sódio com uma densidade energética de 160 Wh/kg. Este é um valor de referência na classe e equivalente ao das atuais baterias LFP.

“(…) estou muito satisfeito por poder dizer que desenvolvemos uma tecnologia que permitirá (…) acelerar a transição energética. (…) este tipo de tecnologia de baterias é crucial para alcançar metas globais de sustentabilidade, tornando a eletrificação mais económica, sustentável e acessível no mundo.”

Peter Carlsson, CEO e cofundador da Northvolt

A Northvolt não é a única na corrida às baterias de sódio. Os gigantes chineses CATL e BYD também estão. A BYD, por exemplo anunciou há poucos dias que vai construir a sua primeira fábrica de baterias de iões de sódio com capacidade para 30 GWh anuais.

No entanto, este desenvolvimento da Northvolt são boas notícias para a Europa, que pode ter nas baterias de sódio e na sua produção local uma solução para reduzir a crescente dependência da China para o fornecimento de baterias para os automóveis elétricos europeus.

Vantagens e desvantagens

As baterias de sódio funcionam exatamente da mesma forma que qualquer outra bateria: há um cátodo e um ânodo e entre eles viajam iões de sódio (ao invés de iões de lítio) que geram eletricidade.

No entanto, ao contrário das baterias de NMC e LFP, estas baterias são mais seguras, económicas, sustentáveis, e são produzidas com minerais abundantes e regionais (ferro e sódio). Por outro lado, o sódio é mais pesado que o lítio, o que em combinação com a menor densidade energética generalizada, pode fazer com que os elétricos fiquem mais pesados do que já são.

“A nossa tecnologia de iões de sódio oferece o desempenho necessário para permitir o armazenamento de energia com uma maior duração do que as baterias químicas alternativas, a um menor custo, abrindo assim novos caminhos para a implantação de geração de energia renovável.”

Peter Carlsson, CEO e cofundador da Northvolt

Dado o custo inferior e a tolerância deste tipo de baterias a alta temperaturas, a Northvolt planeia levar esta tecnologia até a outros mercados para além do europeu, como é o caso da África, Médio Oriente e Índia e usá-las, primariamente, para armazenamento de eletricidade.

Veremos esta bateria de sódio chegar aos automóveis? Já podem ser usadas em alguns tipos de veículos, mas provavelmente não. A Northvolt diz que a próxima geração deste tipo de baterias, que prometem uma densidade energética maior, será mais adequada para automóveis.

Apesar de já ser uma das maiores fabricantes de baterias na Europa, a Northvolt foi fundada apenas em 2016 em Estocolmo, na Suécia. Fornece baterias (iões de lítio) para a BMW, Scania, Volvo Cars e Grupo Volkswagen.