Auto Rádio O Guilherme vendeu o Twingo e o Fernando ainda chora o Toyota MR2

Podcast Auto Rádio #19

O Guilherme vendeu o Twingo e o Fernando ainda chora o Toyota MR2

No episódio 19 do Auto Rádio discutimos o Twingo do Guilherme, que já foi vendido, e viajámos ao passado para falar do Toyota MR2 do Fernando.

auto radio thumbnail 19

O Guilherme Costa despediu-se do seu Renault Twingo, um pequeno utilitário francês que muitos dirão que é o Twingo mais conhecido do país e que protagonizou o episódio n.º 19 do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel.

Neste episódio, que contou com a participação de Diogo Teixeira, Guilherme Costa, Fernando Gomes e Miguel Dias, abordámos as razões que estiveram na venda do Twingo e tentámos convencer o Guilherme de que esta não foi uma boa decisão.

Só o tempo dirá quem tem razão, mas no caso do Fernando Gomes, nem o tempo curou a história que viveu com um Toyota MR2, que descreve de uma forma no mínimo curiosa: “foi o meu melhor pior carro”.

Por isso mesmo, o Fernando «navegou» por todos os defeitos e problemas do seu desportivo de motor central e acabou a «chorar» por um eventual reencontro, que pode acontecer mais cedo do que se pensa, «alimentado», curiosamente, por um motor da Suzuki.

LEIAM TAMBÉM: Sucessor do Toyota MR2 com motor da Suzuki e menos de 1000 kg

Toyota acelera a fundo

A eletrificação também esteve na ordem do dia, até porque a Toyota apresentou os objetivos para os próximos anos e confirmou que quer vender 1,5 milhões de elétricos por ano já a partir de 2026.

A somar a isso, a marca nipónica anunciou que vai apresentar 10 novos elétricos nos próximos três anos e que vai lançar uma nova plataforma específica para automóveis elétricos, ao mesmo tempo que vai aprimorar as suas linhas de produção com técnicas que até já vimos noutras marcas.

Tesla é a marca automóvel mais valiosa do mundo

Um dos objetivos da Toyota com este «acelerar» da eletrificação é voltar ao topo do ranking das marcas mais valiosas do mundo, um título que em 2023 a marca japonesa perdeu para a Tesla, que tem um valor de marca estimado de aproximadamente 60 mil milhões de euros.

A Toyota acabou por cair para o terceiro lugar desta lista, que viu a Mercedes-Benz manter a segunda posição que já tinha alcançado em 2022.

auto radio episodio 19 diogo teixeira miguel dias
© Razão Automóvel

Peças portuguesas que valem milhões

Continuando nos milhões, mas agora «portugueses», neste episódio do Auto Rádio também abordámos o facto da indústria de componentes em Portugal ter registado 10 meses consecutivos de subidas nas exportações, sendo que nos dois primeiros meses de 2023 as exportações destes componentes já totalizam 1964 milhões de euros.

A NÃO PERDER: Peças que valem milhões. Economia portuguesa a reboque dos componentes de automóveis

O principal destino destes componentes é a Espanha, com vendas de 588 milhões de euros, seguida da Alemanha, com 420 milhões de euros, França (221 milhões de euros), Eslováquia (82 milhões de euros) e Estados Unidos da América (71 milhões de euros).

BYD apresenta supercarro que dança

Mas, porventura, o modelo que mais sorrisos arrancou neste episódio do Auto-Rádio foi o YangWang U9, um supercarro elétrico da BYD recentemente revelado e que tem dotes de… dançarino.

BYD YangWang U9 - no ar
©BYD YangWang U9

Sim, isso mesmo. Este «super elétrico» tem uma suspensão que lhe permite saltar (consegue levantar as quatro rodas do chão em simultâneo), andar em três rodas e até… dançar.

Ainda não sabemos quando vai chegar ao mercado, mas promete 1100 cv de potência, 700 km de autonomia e claro, muita diversão.

Encontro marcado para a semana

Para a próxima semana o Auto Rádio está de volta e por isso esperamos ter encontro marcado convosco nas plataformas habituais: YouTube, Apple Podcasts e Spotify.

E lembrem-se, se tiverem sugestões de temas que queiram ver no Auto Rádio enviem as vossas sugestões para podcast@razaoautomovel.com.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi produzida a última unidade do Citroën 2CV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O último dos… Citroën 2CV feitos «falava» português